quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Jovens depressivos não se isolam, como se costuma pensar

Jovens que sofrem de depressão encontram amizades em outras pessoas que também possuem esse problema, deixando o senso comum de que depressão isola pessoas para trás, aponta estudo realizado por David Schaefer, da Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos, apresentado no encontro anual da Associação de Sociologia dos EUA.

Segundo Shaefer, em declaração ao site Science News, o jovem que não sofre de depressão "costuma manter amizades com aqueles que também são, digamos, alegres". Isso passaria a impressão de isolamento do depressivo, que, na verdade, apenas se junta aos seus semelhantes.

Foram estudadas análises de 3.702 estudantes anteriormente realizadas em outras pesquisas. Para cruzar os dados, um modelo matemático foi utilizado, no qual foram conseguidas as coincidências entre as amizades de jovens com humor parecido.

40 comentários:

lorena cunha disse...

Nós estamos sempre separados,por exemplo,temos os bairros onde vivem pessoas mais ricas,as periferias onde estão pessoas de classe baixa,nossas conversas muitas vezes são difenciadas de acordo com quem conversamos,em fim muitas vezes procuramos nos relacionar com pessoas mais parecidas com a gente.Penso que isto não seja diferente com os jovens depressivos.Estes jovens se relacionam sim com pessoas de seu estilo;pessoas de baixo estima,pois ali eles se sentirão mais avontade para comunicarem entre si,e da mesma maneira eles poderão se expressar sem medo de preconceitos.
Hoje em dia temos os Emos como um bom exemplo e uma boa justificativa sobre este tema,pois eles são grupos de jovens de baixo estima.
Mas este tipo de comportameto,ou seja,os jovens que estão depressivos se juntarem a outros também de baixo estima pode ser prejudicial pois assim eles não procurarão serem felizes.

Lorena Cunha
n:26
Terceiro A
Messias Pedreiro

Anna Eliza 3º B disse...

Sabemos que a geraçao de hoje realmente busca aquilo que mais é parecido consigo mesmo.
E nao só os jovens, todas as pessoas querem conviver com que tem mais "afinidades" ou que passam pelo mesmo problema.Levando em conta a depressao , sabemos que é algo psicologico que já foi confirmado por estudiosos.É algo que nasce de dentro pra fora e que devemos expressar para alguem,que com certeza seria mais facil alguem que passe pelo mesmo que voce esta passando.O mais normal é isso mesmo,nos ajuntarmos com quem nos entende e nos compreende,mesmo que isso seja algo frustrante.A sociedade hoje precisa de mais tempo para se relacionar, é isso que falta.Entao devemos buscar melhoras , devemos acredita que isso é capaz independentemente do modo como agirmos,e devemos apoiar quem passa por essa situaçao principalmente se for um jovem.

Thaty disse...

Os jovens depressivos ou que sofrem algum tipo de distúrbio, são considerados de alguma forma excluídos ou isolados, por apresentarem em seu perfil uma maneira mais introvertida ou triste de ser.
Estudos da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, relatam que o ocorre é justamento o contrário, esses jovens conseguem sim se relacionar com os outros, desde que eles possam compartilhar do mesmo problema, ou seja, que esses outros jovens também sejam depressivos.
Entre amigos, namorados, e conhecidos, o que os une é o compartilhamento dos mesmos interesses ou objetivos. Por exemplo, em uma tribo o que os une é justamente isso, a maneira de pensar, de vestir e de agir semelhantes.
Enfim, os jovens depressivos não pessoas "anti-comunicativas" , são apenas mais fáceis de se relacionar com os seus semelhantes, assim como qualquer outro jovem alegre que prefere estar ao seu lado com um amigo divertido.
Thaís Souza Maia n°41 3°D

kennedycristian disse...

Kennedy Cristian 3°B N°40

Desde que surgiu o termo depressão acreditava-se que pessoas que sofriam desse mal, principalmente os jovens por carregarem uma pressão maior por conta de muitas escolhas que são obrigados a fazerem, se isolavam da sociedade, à medida que estudos aprofundados foram feitos descobrimos que não é isso que acontece. Jovens com depressão tendem a se relacionar com outros que sofrem do mesmo mal, podendo compartilhar e até se ajudarem pois compreendem o que seu amigo diz, explicando o surgimento de várias dessas tribos urbanas de hoje como por exemplo, coloridos, emos, punks, metalhead, entre outras. É muito mais fácil conversar com quem é expert no assunto do que com um leigo. Essa pesquisa só reforça a idéia de que o homem é um ser gregário, ou seja, não consegue ficar sozinho pois precisa de apoio para consolidar seu pensamento e seus sentimentos é necessário que sua consciência seja questionada e suas crenças colocadas em dúvida para poder crescer.

danielly disse...

É normal as pessoas procurarem se relacionar com outras pessoas na qual possuem algo em comum.
entre os jovens isso ocorre com mais freqüência. Podemos observar isso nas escolas, nas ruas, etc. Grupos se formam de pessoas com gostos parecidos, os góticos juntos, os nerdes reunidos, isso acontece também pela internet as meninas que tem anorexia "ana" ou bulimia "mia" procuram estar sempre conversando, trocando experiências.
Acredito que isso também acontece com jovens que tem depressão. Provavelmente eles também buscam se relacionar com pessoas que passam pela mesma situação e que portanto pode compreende-los.

Danielly silva vaz 3°F

Laís Denise, Nº 20/ 3°B disse...

Depressão não é uma doença em si, ou uma loucura. Acredito que é uma falta de estímulo, talvez por não estarem bem consigo mesmos, pela aparência ou quem sabe por parte da família. É uma deficiência afetiva, ou exagerada.
Essas pessoas sempre acham que algo lhes faltam.
Depressão, significa sentir-se sem saída ou totalmente impotente para lidar ou resolver uma determinada situação ou problema.
Logo esses jovens procuram algum tipo de ajuda em quem acreditam estar em suas mesmas "condições" podendo expor o seu lado sem medo de nenhum preconceito, e que a sociedade atual rotula qualquer tipo de diferença do seu próximo como uma Loucura. E isso faz com que esses jovens procurem entre si ajuda, o que não é ruim para eles. Mas é ruim para nós, que ao invés de ajudarmos a saírem da depressão mais facilmente, o "isolamos" no que chamamos de "seu mundo".

Anônimo disse...

Wanderley Correia da Silva – 3°E – N° 41 – E.E.Messias Pedreiro

O documento “Jovens depressivos não se isolam, como se costuma pensar”, é uma notícia, onde foi publicada no Portal Terra, no dia 17 de agosto de 2010, às 17h38, este é um documento “Redação Terra”, feita através do estudo realizado por David Schaefer, da Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos, apresentado no encontro anual da Associação de Sociologia dos EUA.
O Motivo da publicação deste e o plano através do qual o autor desenvolveu sua idéia, foi para mostrar que os jovens que sofrem de depressão não se isolam das outras como todos costumam pensar.
Segundo este documento, os jovens que sofrem com o problema de depressão buscam suas amizades naqueles que também sofrem deste problema, largando o senso comum de que a depressão isola mais as pessoas. Os jovens que não possuem este problema costumam manter amizades com aqueles que também não sofrem de depressão, nos dando uma leve impressão do isolamento do depressivo, que na verdade só buscam a junção com seus semelhantes, pois são “iguais”. Foram estudadas análises de 3.702 estudantes, onde foram conseguidas as coincidências entre as amizades de jovens com humores parecidos.
Em suma, como as pessoas são diferenciadas umas das outras em relação ao estado emocional, elas sofrem os efeitos e se juntam nas chamadas “tribos”, as quais se sentem participantes e aceitas como “iguais”, ou seja, os jovens só procuram interação e/ou amizade com os que sofrem do mesmo problema, pois acham mais fácil de interagir, pois ambos conhecem a situação que se passa.

Cleiton Soares disse...

O isolamento ocorre pelo consumo de drogas, básicamente. Hoje é bastante conhecida a bipolaridade. A conduta normal destes indivíduos, alterna momentos de euforia e outros de depressão, embora na maioria dos casos, não seja motivo para não levar uma vida normal: trabalho, família, etc.
Se bem que os medicamentos recomendados pelo psiquiatra sejam de extrema importância, na evolução do comportamento
A Sociedade mudou, se tornou competitivamente insana, onde os meios de comunicação entram nas residências ' bombardeando' , como modismos , etiquetas e influencias de todos os tipos, que levam à mudança repentina de comportamento e conduta social e moral.
Como as pessoas são diferenciadas umas das outras, muitas sofrem os efeitos e se juntam nas chamadas 'tribos', as quais se sentem participantes e aceitas como 'iguais'.
A aceitação de si perante os outros causa ansiedade , pela falta de condições financeiras de aderir às modas e conceitos sociais estabelecidos.
Antigamento não se tinha toda essa dimensão, embora estes sintomas estivessem presentes.
A Solução é viver, conforme as suas condições, sem invejar o colega que frequenta melhores colégios, possui melhores roupas e sai para casas noturmas badaladas.
É um grande Mercado para Psicólogos e Psiquiátras, neste equilíbrio mente/corpo.
O negativo de tudo isso é que não vi , até hoje, nenhum psicólogo, dentro da sua área de atuação, dar 'Alta' a um paciente seu. Talvez porque liberando o paciente ele perderia, consquentemente um cliente...

Por: Cleiton Soares, 3º "H" Nº 42

Adrielle Oliveira Sampaio Araújo / n° 44 / 3° B disse...

O texto é um artigo, o qual possui informações que abordam o tema depressão. O motivo para a publicação deste foi para demonstrar que os jovens que sofrem de depressão, não se isolam das pessoas, como a maioria costuma pensar.
Segundo estudo realizado por David Schaefer, da Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos - estudo este apresentado no encontro anual da Associação de Sociologia dos EUA - jovens que sofrem de depressão encontram amizades em outras pessoas que também sofrem com o mesmo problema; assim comumente, os jovens que não sofrem depressão possuem amizades com pessoas também não depressivas. Ou seja, os jovens procuram se juntar aos seus semelhantes.
Isto é uma forma de os depressivos se sentirem aceitos na sociedade, juntamente com pessoas que os entendem e os façam sentir nos seus "devidos lugares".

Guilherme Henrique disse...

Guilherme Henrique 3°A N°14

A depressão infelizmente a cada dia esta mais evidente nos jovens.O grande motivo por atingir mais os jovens,sao a pressao que sofrem para atigir boas notas na escola,passa no vestibular e essa pressao é vinda principalmente dos pais.
E nao pode de maneira alguma ser considerada uma doença.
Na minha opnião a depressao é um estagio em que quase todas as pessoas um dia passaram ou passam. É um momento em que a pessoa nao esta bem consigo mesma, e tudo que ela faz da errado.
E pra mim quanto mais a pessoa tiver com pensamentos negativos,mais coisas negativas acontecerao com ela. Por isso quando alguem esta em depressao precisa de ajuda.
E como ja dito no titulo do post,os jovens nao se isolam,e sim as pessas que o isolam,ao invez de da a mao para ajuda,se afastam.
E isso infelizmente gera muitos suicidios entre os jovens ao redor do mundo.

Unknown disse...

Oridia Carollyne 3○B Ao longo do tempo acreditava-se que uma pessoa deprimida se isolava das outras pessoas. Mais estudo recentes realizados por David Schaefer da Universidade do Estado do Arizona Estados Unidos comprova que isso e um grande equivoco,pois essas pessoas se relacionam com o jovens que possuem o mesmo problema.
Depois de pesquisas realizadas entre estudantes pode se observar que nesses casos os jovens depresivos se relacionam com uma pessoa normal procurando seus semelhantes,isso nos mostra que ao contrario do muitas pessoas pensam que essas pessoas nao ficam sozinhas,isoladas num canto.
Apos pesquisas com adolencentes pode observar que esse jovens se relacionam com pessoas com humor parecido com o seu,isso ajuda a comprovar a tese de David Schaefer.

Katrine disse...

Conforme uma definição do Pastor Vicente Pessoa feito em seu blog. "Muitos acham difícil pensar na depressão como doença, porque não há sintomas físicos evidentes. Mas a depressão é uma doença de verdade, causada por alterações químicas no cérebro, que impõe um padrão de pensamento negativo sobre si mesmo, os outros e, sobre o mundo”. O mais difícil não é o tratamento, complicado mesmo é saber lidar com pessoas que se auto reprimem independe da situação vivida. Ao contrário do que a maioria pensa, podemos sim ajuda essas pessoas, o simples fato de saber ouvir quando for necessário um desabafo já é um bom começo. Hoje existem muitos profissionais especializados nestes casos e vai depender do nível de depressão de cada um, buscar o seu tratamento mais adequado. Pensa-se do que uma pessoa tão "triste" precisa pra voltar "ao normal"?Da razão. E é justamente isso que eles procuram alguém que os entendam e que pensam assim como eles. Procurando então pessoas que também têm depressão. O fato de se isolam implica muito uns sintomas da depressão, mais não é um estado continuamente vivido por eles. Vão querer saber mais sobre a vida, outra visão do aspecto que a sociedade os proporciona.
Katrine Bentivoglio Gomes.3ºB Nº18

Anônimo disse...

Raquel de Oliveira Rocha
3º ano B Nº 33.


Como o título do post mesmo diz, uma pessoa depressiva não quer se isolar de tudo e de todos do mundo.
Na verdade o que essa pessoa não encontra é uma saída para seus problemas, suas dores. É uma verdadeira busca pela felicidade e pelo fim dessa tristeza que parece não acabar.
Sendo assim, encontra outras pessoas com os mesmos problemas e com os mesmos sintomas, por isso vem ao caso citarmos uma terapia em grupo com auxílio de profissionais especialistas como psicólogos ou seja várias pessoas com diferentes problemas tentando encontrar uma solução para o bem estar, a paz, a felicidade e o amor.

Camila T. disse...

Camila Tavares 3°D n°09

É sabido por todos que a depressão é uma das principais doenças modernas. Nunca tivemos tantos jovens depressivos como nos últimos anos. A adolescência é uma fase muito difícil. Somos obrigados a crescer e com isso vêm as dúvidas, os medos, a insegurança. Variações de humor são quase regra, são nossa “marca registrada”. Talvez por sermos assim tão inconstantes, não se pensava que a depressão podia se manifestar nessa idade. Mas hoje nós sabemos que sim. E as causas são inúmeras, variando desde problemas familiares, de auto-estima, até por conta da pressão em escolher qual rumo tomar no futuro. Acreditávamos que jovens com esses problemas tendiam a se "isolar do mundo", mas, conforme vimos, não é bem assim. O que ocorre é que as pessoas que tem esse problema preferem ficar próximas de quem compartilha os mesmos sentimentos. É uma forma de trocar experiências, medos, conquistas, fracassos, de se ajudarem. Sempre foi assim. É natural do próprio ser humano essa necessidade de estar próximo com quem tem algo em comum. Semelhantes se juntam a semelhantes.

Anônimo disse...

Bárbara N. Nunes 3ºE nº 04
E. E. Messias Pedreiro

O texto “Jovens depressivos não se isolam, como se costuma pensar” é um artigo de imprensa publicado pela Redação Terra no dia 17 de agosto de 2010 às 17h38min.
A depressão é uma doença que afeta, principalmente, o pensamento e o humor da pessoa que a sofre, e está cada vez mais presente na sociedade moderna, onde as pessoas trabalham muito, estão sempre ocupadas, têm muitas responsabilidades, passam por problemas familiares, ficam estressadas e nunca têm tempo para lazer. É comum relacioná-la com sentimento de inferioridade, sensação de tristeza e isolamento.
Porém, de acordo com a pesquisa realizada por David Schaefer da Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos, não é bem assim que acontece com os jovens. Eles apenas tentam encontrar pessoas com humor e idéias semelhantes aos seus, consequentemente, aquele que é considerado diferente, fica fora deste grupo, obrigado a ficar sozinho ou procurar por aqueles que passam por uma situação similar à sua, dando o parecer de que aqueles que são depressivos se isolam por vontade própria.
Assim, se torna mais perceptível a formação das tribos urbanas, que são determinados grupos de pessoas que compartilham os mesmos gostos, pensamentos e interesses. Estas organizações são muito comuns nas grandes cidades e pode se ter como exemplo os punks, emos, hippies, etc.

Thacyane Ribeiro de Queiroz - nº 41 , 3º F disse...

Este é um texto,com o tema que foi estudado por David Schaefer em uma Universidade no Estado do Arizona (EUA) e apresentado em um Encontro Anual de Sociologia dos EUA. O estudo revela que jovens que sofrem de depressão não se isolam, como muita gente pensa, eles encontram em pessoas com o mesmo problema de depressão uma amizade.
O motivo pelo qual a maioria das pessoas acham, que pessoas que sofrem de depressão ficam isolados, é porque pessoas que não sofrem com esse problema procuram pessoas “alegres” como eles, então isso daria motivo para que as pessoas pensassem que os jovens com depressão são isolados porém eles procuram pessoas semelhantes a eles, isso foi o que David falou em um site.
Foi conseguido, por estudos de outras pesquisas feitas antes e por um modelo matemático, o acaso de amizades entre pessoas com o humor semelhante.

Lara Correia disse...

Lara Correia - 3°D - n°24

A depressão está se tornando, cada vez mais, uma das doenças do século, atingindo tanto homens como mulheres. Sendo que, ultimamente, há uma tendência maior dessa doença acontecer entre os jovens.
Sim, uma doença. Muitos falam que ela, a depressão, não pode ser caracterizada como uma doença, seja por não apresentar alterações físicas eminentes, ou apenas por achar que o termo "doença" é ofensivo demais e, por sua vez, inadequado, sendo a depressão considerada apenas como um momento na vida da pessoa, que pode ser corrigido fazendo novas amizades ou apenas com pensamento positivo (tornando tal visão como superficial, pertencendo ao senso comum). Mas não é bem assim. A depressão é, sim, uma doença. Também chamada de Transtorno Depressivo Maior, ela apresenta uma série de causas e sintomas, que prejudicam a vida do portador, seja no aspecto psicológico como social.
Um desses sintomas é o isolamento. Acredito que a tendência de se isolar da pessoa depressiva pode ser claramente constatada como um fato. O que se deve pensar é do que ou de quem ela está se isolando exatamente. Por mais que a depressão esteja ocorrendo mais e mais entre a população, as vítimas dessa doença continuam sendo minoria. Logo, é claro que há um isolamento por parte delas do "mundo real", das pessoas "felizes", à busca de, quem sabe, uma solução para seu problema ou apenas um consolo. É isso o que acontece. Os depressivos não estão se isolando de todos, generalizadamente, e sim daqueles que acham que não trarão certa compreensão a eles, o que dificulta ainda mais a interação. Mas, depressivos ou não, toda pessoa se aproxima mais daqueles que tem maior afinidade.
Portanto, é necessária a conscientização da sociedade, pois, mesmo a depressão sendo conhecida por todos, ainda há a falta de bom senso, o que acaba gerando uma visão distorcida a respeito do assunto, como essa de que os jovens depressivos se isolam de tudo e todos.

Danielly disse...

Danielly Souza N°08/3°A

A depressão segundo a Organização Mundial de Saúde, atinge pelo menos 8% da população mundial, o que constitui, em termos do nosso país, aproximadamente 15 milhões de brasileiros. Desesperança, transtornos de conduta, consumo de drogas, disfunção familiar, eventos estressantes, abusos (físicos, sexuais ou psicológicos) e fatores biológicos podem ser considerados os principais agentes causadores deste distúrbio.
É caracterizada como uma doença “do organismo como um todo”, que compromete o físico, o humor e, em conseqüência o pensamento. Ela altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida.
Schaefer, ressalta através de sua pesquisa, a quebra do mito de que a depressão é o isolamento físico e emocional de quem a sofre. Sendo assim, nos faz pensar que esse isolamento se dá através de grupos, sensações e experiências a serem trocadas entre si por “seus iguais”. Na verdade o termo correto seria “reclusão” ou “isenção” do que as pessoas afetadas por essa doença, consideram como diferentes ou não atrativas a elas próprias.

Unknown disse...

É normal pessoas se relacionarem com, digamos que, pessoas que tem algo em comum, depressivos com depressivos, ''alegres'' com ''alegres'', porque assim eles tem coragem de contar as coisas sem medo de preconceito ou coisa do tipo. Isso também serve pra os quem tem ''preconceito'' com os depresivos, que dizem por ai que depressivos são isolados da sociedade, mas não, eles se relacionam pelo menos com pessoas com o mesmo problema porque assim é mais facil pra eles receber compreensão de outros .

Jéssica Nayara disse...

Jéssica Nayara 3ºH nº16

Na depressão o que geralmente ocorre são sentimentos de tristeza, por motivos diversos que afetam uma pessoa. Os sintomas desta são geralmente os mesmos, o indivíduo se isola do meio em que vive, porém, uma pesquisa recente feita na Universidade do Arizona, Estados Unidos, diz que os jovens que sofrem de depressão, tendem a se relacionar com outros jovens que sofrem do mesmo caso. Diante desta pesquisa, nós reforçamos a idéia de que todo ser humano tende a se relacionar com outros que tem as mesmas nescessidades procurando assim uma forma de apoio.

Anônimo disse...

Tiago César 3°E n°38

Este texto "Jovens depressivos nao se isolam como se costuma penssar" é uma notícia.
"Frequentemente, o deprimido apresenta distúrbios graves de memória e concentração, BAIXA AUTO-ESTIMA e pouca auto-confiança, sentimentos de culpa e inutilidade." Jovens que sofrem de depressão são vistos como pessoas solitárias, sem confiança e até mesmo sem amigos.
No entanto segundo estudos realizados por David Schaefer, há, de certa forma uma impressão de isolamento que temos perante jovens depressivos, que na verdade encontram uma maneira de sair do isolamento se relacinando com outros jovens que sofrem da mesma doença, ou seja, o incomum para a maioria pensa é comum para eles.

Gabriela Medeiros disse...

Os jovens depressivos automaticamente se excluem da sociedade, se sente rejeitados e muitos não dão nem oportunidade de alguém chegar e conversar com eles , acham que ninguém quer conversar com eles , mais não e assim , eles próprio tem que dar oportunidade para as pessoas chegar e conversar com eles , pois ninguém vai conversa com alguém sem que esse alguém deixe a pessoa chega nela pra conversar e é isso que acontece com os depressivos , eles não abre caminho de chegar neles para tenta conversar e fazer amizade .

Gabriela Medeiros n°09 3ºB

Pedro Henrique Ramos Costa- nº30/ 3ºE disse...

O texto “Jovens depressivos não se isolam, como se costuma pensar”, se trata de uma notícia, em que o autor relata que jovens depressivos ao invés de se isolarem buscam na verdade seus semelhantes.
Normalmente, não só os jovens quanto em qualquer outra faixa etária, é comum nos relacionarmos com pessoas que tendem a pensar o mesmo que nós próprios. Buscamos nas pessoas que nos relacionamos interesses e até problemas comuns aos nossos.
Jovens considerados depressivos não se trancam ou se isolam, na verdade procura encontrar pessoas que sofrem do mesmo distúrbio que os nossos, para melhor convívio social.
A própria palavra já indica que Depressão significa o ato ou efeito de deprimir; abaixamento de nível, abrandamento de pressão, o que resultaria em um isolamento. Os jovens enfim, depressivos, são pessoas com dificuldade em se relacionar, se comunicar, portanto se torna mais fácil fazer amizade com pessoas com esse mesmo apuro.

Unknown disse...

A depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo,sente a realidade, o entendimento das coisas, as manifestações emocionais e o sentir da disposição e o prazer com a vida. Em qualquer das situações, a pessoa com depressão sente-se incapaz de lidar com algo, ou sente que não vale a pena viver ou lutar e isso leva a afastar-se de tudo e de todos, podendo tentar ou consumar um suicídio. Pode haver angústia, acompanhada ou não da ansiedade e tristeza. Apresenta um quadro de sofrimento intenso, caracterizado pela insatisfação, e como decorrência desta o tédio. Alguns sintomas são afastamento de amigos, falta de vontade de realizar uma determinada tarefa que progressivamente se alastra ou pode alastrar a muitas outras atividades; cansaço ou falta de energia; vontade de ficar só, afastando-se de tudo e de todos; não se sente bem em lado nenhum; tem maus resultados escolares, incapacidade de se concentrar ou irrita-se facilmente; etc. Os indivíduos depressivos são aqueles que carregam um sentimento de culpa muito presente, são muito exigentes consigo mesmo e com os outros e não se consideram merecedores da felicidade e, até mesmo, do sucesso. Vencer a depressão é voltar a agir, recomeçar, se reencontrar e fazer um esforço bem-sucedido a favor da própria felicidade. Acredito que muitas vezes o individuo não consegue seu real objetivo, e começa a se jugar doente.

Renata Oliveira/ N°39/ 3°A

Laura Machado 3° F disse...

A depressão é considerada um dos grandes maus da sociedade. Se pensa que ela atinge apenas as pessoas mais solitarias e que moram sozinha, mas ela também vem afligindo muitos jovens.
Pesquisas foram feitas e se percebeu que aqueles adolescentes que sofrem de depressão ao invés de se isolarem como é de costume, eles estão se unindo a outros que passam pelo mesmo problema.
É da natureza do ser humano ter medo do novo, do diferente, então eles se juntam pois quem esta com a mesma doença entende melhor o outro do que outros, assim a união e a experiencia ajudam muito.

Bruna Marques 3I disse...

O caminho natural da juventude costuma passar por situações como essa, em que as mudanças nos afetam, bem como o ambiente em que vivemos. Ocorre que nem sempre estamos prontos ou somos preparados para encarar essa nova fase, o que pode acarretar sérios problemas, incluindo-se aí a depressão, por não compreendermos tudo o que ocorre à sua volta e desejar voltar ao tempo de bebê, em que éramos pajeados por nossas mães o tempo todo.
Alguns motivos que podem levar um jovem a virar depressivo é o preconceito, 'condições' financeiras, problemas de relacionamento. Então se um jovem que sofre com esse problema se juntar com outro que também é depressivo pode-se a ver serios riscos pois as duas juntas por estarem em momentos ruins não procuraram melhorar, ou reverter a situação.

Bruna Maques nº06
3ºI

Anônimo disse...

No "universo adolescente" e na sociedade moderna em que vivemos, as pessoas se dividem em grupos, separam-se por interesses em comum, costumes, afinidades, etc. Nós geralmente nos relacionamos com quem nos interessa mais dentre as pessoas que convivemos, seja por ter opiniões mais próximas, interesses semelhantes, características em comum ou por admiração. Na realidade o motivo não importa muito, pois cada indivíduo tem um modo de pensar e procura conviver com quem os entende melhor.
Costumamos julgar as pessoas mais tímidas como "pouco sociáveis", o que está totalmente errado segundo os estudiosos do comportamento humano. Os jovens não se isolam e ao contrário do que a maioria dos indivíduos pensa, eles apenas preferem manter uma relação mais íntima, como a amizade, com pessoas que têm maior capacidade de compreensão e entendimento sobre seus atos e modo de pensar.
Portanto, não devemos julgar outras pessoas como anti-sociais, por serem depressivos, tímidos ou terem dificuldade de se relacionar com a pessoa oposta, de atos e pensamentos diferentes dos seus.


Samara Ferreira Crispim, n°45
3°D

Anônimo disse...

O desânimo as angústias,subentendendo como um sentimento inconciente de derrota.As pessoas que se isolam se trancam em um mundo negativo onde tudo e todos foca apenas em uma coisa:O seu FRACASSO.A maioria dos jovens são mais depressivos quando estão no seu ambiente doméstico,talvez pelo fato de nao haver alguém para intende-lo ou que possa ouvir o que tem a dizer sobre o que se passa.E no ambiente de trabalho você encontra pessoas do qual você se identifica usando boas palavras,demonstração de bons sentimentos e até mesmo getos!!


ANA CAROLINE FREITAS
n°04 3°H

.

Ayne Doná disse...

A depressão, considerada “doença da moda” está afetando um público muito grande e dentre eles os jovens.
A depressão é uma doença sim, e deve ser tratada como qualquer outra doença, levando em consideração que se a pessoa não tiver um tratamento adequado e apoio também, ela pode se sentir rejeitada e isso pode levar ao suicídio. Estudos realizados por David Schaefer, da Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos , revela que ao contrario do que imaginávamos, um jovem com depressão, não esta se isolando como acontecia antigamente. Os jovens em busca de não se sentirem isolados, procuram pessoas que estão com a mesma “doença” para ter uma amizade. Como as pessoas são diferenciadas umas das outras, muitas sofrem os efeitos e se juntam nas chamadas 'tribos', as quais se sentem participantes e aceitas como 'iguais'.
Em muitos casos a depressão é decorrente de decisões que os jovens tomam em sua vida, sendo eles vitimas de preconceitos, podendo ser elas, escolha profissional, sexual, etc.
Em suma, a depressão nos dias de hoje esta sendo uma doença de fácil tratamento, podendo ser curada com livros de auto ajuda, terapias em conjunto e remédios.

Ayne Doná de Souza. nº05. 3ºI.

Ana Cecilia disse...

ANA CECÍLIA DE OLIVEIRA ALVES – 3°D N°- 02

No dia 17/08/2010 foi lançada uma reportagem pelo site Terra dizendo que jovens depressivos não se isolam como se costuma pensar.
Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidos, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens.
Uma pessoa pode vir a ter depressão por inúmeros motivos. O estilo de vida que a pessoa leva é um dos fatores que pesa muito para uma pessoa ter ou não. Pessoas que freqüentemente ficam estressadas, educação familiar (o indivíduo quando criança), lhes proporcionam maior facilidade para tal doença.
Nem sempre a pessoa que possui depressão sabe ou confessa que está com a doença.
Assim como os motivos a se ter a doença, são vários os sintomas também. Os mais conhecidos são baixo-astral, pessimismo, pensamento inseguro, desânimo, entre outros. Uma pessoa sem portar essa doença é totalmente ao contrário. Ela é alegre e busca ficar rodeadas por pessoas também animadas.
Dizer que pessoas com depressão se isolam totalmente, é falso. É claro que elas irão procurar alguém com semelhança em seus pensamentos e modo de vida, por isso dificulta um pouco o ciclo de amizade, mas nem mesmo essas pessoas conseguem viver sozinhas. Já as pessoas que não possuem a doença irão procurar estar sempre de bem com a vida e talvez por isso, excluam aquelas que não conseguem ter pensamentos positivos.
Então podemos perceber que a dificuldade em que a pessoa encontra para se relacionar com as outras é o fator para que todos pensem que elas se isolam. Na verdade procuram alguém com quem se pareçam e se sintam bem sem ter que forçar ser algo que não são. Serem aceitos com as dificuldades e problemas que possuem.

Unknown disse...

Escola Estadual Messias Pedreiro.
Mariane Ferreira Fernandes nº:31 3ºF


O documento “Jovens depressivos não se isolam, como se costuma pensar”, é uma notícia, onde foi publicada no Portal Terra, no dia 17 de agosto de 2010, às 17h38, este é um documento “Redação Terra”, feita através do estudo realizado por David Schaefer, da Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos, apresentado no encontro anual da Associação de Sociologia dos EUA.
O Motivo da publicação deste e o plano através do qual o autor desenvolveu sua idéia, foi para mostrar que os jovens que sofrem de depressão não se isolam das outras como todos costumam pensar.
Os jovens depressivos ou que sofrem algum tipo de distúrbio, são considerados de alguma forma excluídos ou isolados, por apresentarem em seu perfil uma maneira mais introvertida ou triste de ser.
Portanto os jovens depressivos procuram algum tipo de ajuda em quem acreditam estar em suas mesmas "condições" podendo expor o seu lado sem medo de nenhum preconceito, pois a sociedade em que vivemos é preconceituosa com qualquer tipo de diferença entre os indivíduos.
Contudo, devemos largar o preconceito de lado e procurar ajudar pessoas que sofrem de problemas depressivos.
A depressão deveria ser encarada não como uma forma de loucura, mais sim como uma falta de estimulo onde a pessoa não se sente bem com sua aparência, com sua família ou até mesmo com si própria.
Em suma, deveríamos largar o preconceito de lado procurando ajudar as pessoas que passam por problemas depressivos.

Unknown disse...

Bom, dizem que depressão é a doença do século. Concordo com a afirmação, pois com as pressões do mundo atual tais como: emprego, escola, familia, namoro entre outros afloram os sentimentos de solidão cada vez mais. Vejamos bem, pelo menos uma de dez pessoas que perguntarmos: "- Você se sente só?", responderá: "-Sim" mesmo estando rodeado de amigos. Por que? Porque sentem a falta de alguém que pense do mesmo modo ao seu lado. Então os jovens procuram se relacionar com pessoas que se sentem assim também, formando assim a idéia contrária do que se pensa de que devem se isolar. Acho que isso seria uma boa forma de lidar com a depressão, porque as pessoas hoje estão cada vez mais dependentes uma da outra em sentido emocional, precisando de mais amor e afeto. Se sentem magoadas com simples palavras que na verdade não queriam "dizer nada", ficam ofendidas por "pouca coisa". Resumindo há uma carência muito grande na população hoje em dia. E os jovens estão sabendo lidar com isso!


Thais Garcia nº: 42 3ºA

Messias Pedreiro

Anônimo disse...

O texto mostra que nem sempre o que pensamos é a verdade, os adolescentes com sinais depressivos nem sempre se isolam como realmente pensamos, ao estarem longe dos "alegrinhos" passam a impressão de isolação, porém só estão juntos de seus semelhantes, que por sua vez, também dão a entender-se como pessoas sozinhas.
talvez os isolados são aqueles que pensam ser populares e não os depressivos.
bom mais uma vez algo como essa pesquisa vêm e nos mostra que nem tudo que o popular pensa é o certo.
BY: Jacqueline Rocha O.
3º I nº18

Caren Cristiane 3° F disse...

O texto: ‘jovens depressivos não se isolam, com se costuma pensar” publicado 17 de agosto de 2010 no portal terra, no qual se trata de uma redação, que foi declarada ao site Science News por David Schaefer, da Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos, apresentado no encontro anual da Associação de Sociologia dos EUA. Para chegar a um consenso sobre o fato das pessoas acharem que os jovens depressivos se isolam, com tudo foram feitas várias pesquisas e análises de 3.702 estudantes anteriormente realizadas em outras pesquisas. Para cruzar os dados, um modelo matemático foi utilizado, no qual foram conseguidas as coincidências entre as amizades de jovens com humor parecido.
A pesquisa relata um não isolamento de jovens depressivos e sim, os jovens depressivos matem amizades com pessoas depressivas ou seja que se encontram na mesma situação de depressão é onde eles Contudo o jovem que não sofre de depressão "costuma manter amizades com aqueles que também são, digamos, alegres". Isso passaria a impressão de isolamento do depressivo, que, na verdade, apenas se junta aos seus semelhantes.

Unknown disse...

Ana Flávia Borges de Oliveira 3°F n°02
O estudo feito na Universidade do Estado do Arizona, EUA, aponta que os jovens que sofrem de depressão encontram amizades que também possuem esse problema, deixando o senso comum de que a doença isola para trás.
O jovem que não tem depressão costumam obter amizades com aqueles que são felizes. O depressivo se junta à aquele que sentem depressão.
Para os dados utilizados na análise, foi utilizado um modelo matemático que conseguiu as coincidências entre as amizades dos jovens com humor idênticos.

Unknown disse...

Jovens depressivos ao se juntar com outros jovens depressivos a tendência é pior, pois eles não vão ter aquela pessoa que vai ajudá-los pois se ele está num grupo onde todos sofrem da mesma coisa como um vai ajudar ao outro?
Existem diversas causas a levar um jovem a entra em depressão um dos motivos pode ser em relação a sua classe social, ou ser gordinho, entre muitas outras coisas.
Hoje também os jovem estão sobrecarregados, com muitas coisas para pensar e varias coisas para fazer ao mesmo tempo, e não conseguindo atingir os objetivos o jovem acabam entrando em depressão, mas eles nunca estão sozinhos.
Mas nesses casos o melhor que se deve fazer é procurar um especialista.

Júlio César Moreira 3ºI

Jacqueline Gonçalves Nº23 / 3ºC disse...

O texto, o qual possui informações que abordam o tema depressão. A depressão deveria ser encarada não como uma forma de loucura, mais sim como uma falta de estimulo onde a pessoa não se sente bem com sua aparência, com sua família ou até mesmo com si própria.
Vivemos rodeados de varias pessoas, varias maneiras de pensar e de agir assim o texto tenta entender os jovens depressivos quais se relacionam com diversos meios culturais e emocionais eles não se isolam, mas buscam encontrar pessoas com que se identificam formando assim seu grupo social que é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo, os quais tentam entender uns aos outros de maneira que há na maioria das vezes um dialogo onde cada qual revela suas experiências, medos e preconceitos. A maioria de nós pensamos que os jovens depressivos se isolam, mas em meu ponto de vista não por que cada pessoa tem sua maneira de pensar e agir identificando com cada qual, mas todos precisam de ajuda, pois a casos que todo o grupo pode estar comum a doença e não consegue se tratar. Há uma grande preocupação porque muitos desses jovens se afastam da família assim não dividindo seus problemas o que pode acarretar sérios problemas psicológicos e até mesmo psiquiátricos.
Atualmente encontram-se muitos desses grupos em toda sociedade de fato todos podem contribuir de maneira social de modo que não prejudique ao próximo e não se prejudiquem.
Em suma devemos largar o preconceito de lado e procurar ajudar pessoas que sofrem de problemas depressivos ou que se isolam em grupos. Procurando nos integrar uns aos outros sem nos dividir em grupos, pois não e uma alternativa benéfica porque afinal todos nos dependemos uns aos outros e juntos podemos ser fortes quebrando barreiras e vencendo tabus para um mundo cada vez melhor!
Jacqueline Gonçalves Nº23 / 3ºC

Adrian Diana disse...

As pessoas costumam julgar as outras sem saber o certo motivo por certa pessoa estar com um comportamento diferente, queto ou até mesmo “isolado”. Os jovens são um dos mais grandes alvos da depressão, talvez por começarem a ter uma vida diferente da que tinham na infância, por passar a ter mais responsabilidade e enfrentar novos problemas. Para alguns jovens isso é muito forte de suportar e alguns acabam entrando na depressão. Com isso eles começam a se fechar, guardar os sentimentos só pra eles mesmo, isso faz com que eles se sentem mais depressivos, mas eles costumam a se abrir para os amigos, principalmente, naqueles em que eles confiam ou até mesmo naqueles que podem estar passando pela mesma situação que eles, isso pelo fato de acharem que as pessoas “alegres” não vão entendê-los, acharem que esses amigos que curtem a vida, felizes, não vão se importar com os problemas deles, dos jovens depressivos. Por um lado,é sempre bom ter alguém com quem conversar que esteja passando pela mesma ou parecida situação que a sua, pois a pessoa te compreende melhor e juntas podem criar forças para saírem da depressão, por outro lado, manter pessoas alegres, confiantes ao seu redor, é melhor ainda, pois com a energia positiva e feliz delas, ajudam com que os jovens depressivos saem daqueles sentimentos ruins, com isso criando forças pra sorrir, dar gargalhadas e viver a vida com felicidade. Ou seja, os jovens depressivos não se isolam, só procuram ficar perto de pessoas confiantes e que lhes compreendem.

Adrian Diana - nº:01
3º A

Eder Augusto disse...

Ocorre um isolamento que e, pelo consumo de drogas. Hoje é bastante conhecido o chamado 'Transtorno Bipolar', a bipolaridade. A conduta normal destes indivíduos, alterna momentos de euforia e outros de depressão, embora na maioria dos casos, não seja motivo para não levar uma vida normal: trabalho, família, etc.
A depressao ocorre pelo aumento da "serotonina", que e um neurotransmissor que tem um efeito no efeito no humor, na ansiedade e na agressão.
No caso, dessa "doença", devemos relatar que essa depressao, causa no ser humano uma certa ansiedade, e tambem um isolamento com a sociedade.
A depressao pode levar no entanto ao suicídio ou a uma incapacidade de funcionar quer física quer mentalmente.
Neste caso, nao deve-se procurar um psicologo, que nao resolvera o problema. E recomendado um psiquiatra, para receitar medicamentos que sejam de extrema importancia para a resultar num avanço do tratamento.
Como as pessoas são diferenciadas umas das outras, muitas sofrem os efeitos e se juntam nas chamadas 'tribos', as quais se sentem participantes e aceitas como 'iguais'.
A aceitação de si perante os outros causa ansiedade , pela falta de condições financeiras de aderir às modas e conceitos sociais estabelecidos.
Antigamente, não se tinha toda essa dimensão, embora estes sintomas estivessem presentes.
Quanto, a psicoterapia para esse problema e que ela é boa mas mesmo assim deixa algumas questões sem respostas pois trabalha sobretudo a componente emocional mas não trabalha as carências nutricionais do corpo ou outras carências ou necessidades que o corpo ou pessoa possam ter.
É um grande Mercado para Psiquiátras, neste equilíbrio mente/corpo.

Eder Augusto.
n- 09
Terceiro A

Ana Carolina Assunção Zampini nº3 3ºG disse...

Pessoas com depressão são vistas por outras pessoas como alguem que não se relaciona com a sociedade e não tem animo e humor para manter dialogos ou criar amizades, a questão é que as pessoas estão erradas ao pensar nisso, uma pessoa que sofre dessa doença é tão normal quanto qualquer outra, a depressão é uma doença que deve ser tratada com um cuidado especial, e as pessoas gostam de se relacionar com pessoas que elas se identifiquem, portanto pessoas com essas doenças procuram em suas amizades alguem que pareça com ela, isso pode não ser tão bom, pois as duas pessoas depressivas podem prejudicar um ao outro, pois a pessoa com depressão precisa de algo para distrai-la, ela precisa tentar rir, ou algo do tipo, mas isso também não é mal, boas amizades são importantes na vida das pessoas e mesmo doentes elas conseguem ser felizes, eu mesmo por exemplo conheço uma pessoa que tem essa doença, ela toma medicamento forte e mesmo assim consegue rir e brincar, a familia da um carinho especial pra ela e muitas vezes ela se sente melhor por ter muitos amigos e uma familia que se importa com ela.