terça-feira, 3 de agosto de 2010

Escolas poderão ser obrigadas a contratar licenciados em Sociologia

Sociólogos e professores de Sociologia de todo Brasil comemoram uma conquista. A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade um projeto de lei que disciplina o ensino de Sociologia nas escolas de todo o país.

De acordo com o projeto, o ensino de Sociologia só poderá ser ministrado pelos licenciados da área, com diploma de Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia ou Ciência Política, e não por qualquer pessoa, como vem ocorrendo atualmente.

O presidente da Federação Nacional dos Sociólogos, o potiguar Manoel Matias Filho, diz que a entidade recebe frequentemente queixas de todo o país, alertando para o fato de escolas públicas e particulares aproveitarem professores de qualquer matéria para ministras as disciplinas. “É comum no Brasil as escolas improvisarem professores que também improvisam as aulas, sem nenhum comprometimento com o aluno nem com a qualidade do ensino”, alerta o presidente da Federação.

O projeto de lei resulta de um pedido da Federação Nacional dos Sociólogos, que desde quando a Lei 11.684/2008 passou a vigorar, tem buscado melhorar a qualidade do ensino das disciplinas no país. A Lei de 2008 determinou que as disciplinas de filosofia e sociologia sejam incorporadas ao currículo do ensino médio. Elas haviam sido banidas das escolas em 1971 e substituídas por educação moral e cívica que também já não existe mais.

“Para construir a cidadania, o jovem precisa saber que é um agente transformador na sociedade; e não dá para esperar esse tipo conhecimento chegar apenas quando o estudante estiver na universidade”, afirmou Manoel Matias.

O projeto de lei, que foi relatado pelo deputado Rogério Marinho (PSDB/RN), ainda passa pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, antes de seguir para o Senado e, finalmente, para a sanção presidencial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nome: Thiago Amâncio nº 36 / 3ºE

O texto "Escolas poderão ser obrigadas a contratar licenciados em sociologia" é um artigo jornalístico publicado em 18 de junho de 2010 pelo jornal Tribuna do Norte. Há várias causas para que essa discussão fosse aberta, como o desinteresse por um ensino de qualidade e o descomprometimento com os estudantes. As disciplinas de filosofia e sociologia foram incorporadas no currículo do ensino médio pela lei 11.684/2008, porém as mesmas estão sendo ministradas por pessoas que não são licenciadas. As instituições de ensino acabam improvisando profissionais de outras áreas, que improvisam as aulas causando tal transtorno. Porém a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou a lei que integra a disciplina de sociologia nas escolas de todo país e que deverá ser ministrada por licenciados com diploma de Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia ou Ciência Política. O presidente da Federação Nacional dos Sociólogos, Manoel Matias Filho, diz que a entidade recebe diversas reclamações sobre o fato. Ele diz também que o jovem tem de ter consciência da sua impotância na sociedade e não pode esperar chegar na universidade para adquirir tal conhecimento. A lei ainda passará pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, depois pelo Senado e porteriormente pela Presidência.