quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Gambá de Pinhel, de Aveiro, é tema de palestra

O Instituto de Artes do Pará (IAP) dá prosseguimento ao projeto Saber da Fonte, que leva ao público pesquisas acadêmicas sobre o universo cultural da Amazônia. Depois de uma parada em julho, o projeto retorna com o professor e pesquisador Florêncio Almeida Vaz, Doutor em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia, que falará sobre o “Gambá de Pinhel”, do município de Aveiro. A palestra começa às 18h30, no auditório do IAP (Nazaré, ao lado da Basílica), com entrada franca.

O Gambá de Aveiro é celebrado todos os anos na Comunidade de Pinhel, às margens do Rio Tapajós, no Oeste do Pará. Remanescentes das etnias indígenas Maytapu e Cara-Preta, os habitantes de Pinhel sofreram influências africanas e europeias.

Segundo o pesquisador, a festa, de origem indígena, é uma homenagem a São Benedito, celebrada com ladainha em latim. “As festas do calendário católico, incluindo aquelas dedicadas aos santos, eram as únicas permitidas pelos missionários. Também eram as ocasiões onde os indígenas podiam dançar, comer e beber, mais ou menos do jeito tradicional, ainda que fossem obrigados a rezar em latim”, completa.

Nenhum comentário: