sábado, 31 de julho de 2010

Sociologia do Rock

28/07/2010


UNIPAMPA Campus São Borja oferece DCG de Sociologia do Rock
A meta da disciplina complementar de graduação é fazer os estudantes pensarem de que formas a sociedade configura o rock e vice-versa. Para isso, as aulas relacionam momentos e episódios históricos às origens e desdobramentos do gênero musical. "É possível entender e estudar as alterações no mundo de 1950 para cá compreendendo o rock'n roll", afirma Beras.

Um conceito importante que vai ser usado na DCG é o de intercessor - que pode ser uma pessoa, um fato, um produto cultural - responsável por deflagrar uma mudança nas relações entre as pessoas e delas com as instituições. No caso do rock, as principais mudanças no mundo ocidental dos últimos 60 anos têm ligações com as ideias ventiladas para os jovens através das mais diversas bandas e propostas musicais - da Guerra Fria ao advento da cibercultura.

Aulas de sociologia do rock são comuns nos EUA por motivos óbvios, diz o professor, mas uma disciplina desse ramo de estudos sociais ainda não existia no Brasil - embora pesquisas em diversas áreas das Ciências Sociais abordem o gênero musical em suas ligações com a sociedade. Por isso, a DCG vai ser aperfeiçoada com a experiência obtida na versão intensiva. A dinâmica das aulas também busca inovar: além das exposições tradicionais, cinco palestras (batizadas de "Papo Rock"), ministradas pelos professores dos diferentes cursos do Campus São Borja, devem abordar as relações entre diferentes temas de estudo, como literatura e cinema, com o rock.

Outros cinco momentos especiais serão as audições críticas ("Áudio Rock"), com direito a toca-discos e clássicos do gênero musical no vinil. "Tem gente que, por incrível que pareça, não conhece de perto um disco 'bolachão'", conta o professor Beras. Finalmente, um dentre cinco filmes vai ser objeto de análise no "Cine Rock" que vai acontecer uma única vez durante a disciplina, de acordo com o plano de aulas atual.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Pampa

Nenhum comentário: