sábado, 31 de julho de 2010

Mulheres à procura do seu par ideal

Christiana Martins (www.expresso.pt)
11:56 Quinta feira, 15 de Julho de 2010
Era uma vez uma princesa linda, que passou por poucas e boas, até que apareceu um príncipe, bonito, bem educado e rico, que a sentou no seu cavalo. Juntos, partiram em direção ao infinito. Ah! E foram felizes para sempre. Por mais que o tempo passe, por mais que os brinquedos mudem, as primeiras histórias que muitas meninas ouvem ainda remetem para a mitologia de uma relação conjugal perfeita e sem atritos.

Mas as meninas crescem, não se transformam em princesas, e os príncipes, que não abundam, não andam a cavalo e não as levam numa viagem infinita. E, sobretudo, o casal não acaba por ser feliz para sempre. Mas o eco da história continua a ressoar em muitas cabeças, complicando a vida real. O tema pode parecer um conto da Carochinha, mas o assunto é muito sério. Capaz de gerar frustrações, porque as mulheres continuam a procurar um parceiro ideal. A sua cara-metade, o que falta para a plenitude. Esta questão transformou-se num sério tema de pesquisa sociológica.

Quem casa com quem, por exemplo, é um assunto resolvido. Em geral, as escolhas são feitas dentro do universo conhecido pelos pares. Ou seja, como explica a socióloga Anália Torres - especializada nos temas da família, género e casamento -, "os critérios de proximidade são fundamentais, e os locais de encontro surgem dentro dos mesmos grupos, como as vizinhanças, os círculos de amizade, os locais de estudo dos membros do casal". O que nos permite concluir também que as relações são a causa e a consequência do perpetuar de uma certa estratificação social.

A Internet está a provocar mudanças, porque o sítio de encontros alargou-se para o mundo todo, mas, como explica a investigadora, "há pesquisas que já demonstram que, para passar do mundo virtual aos encontros presenciais, eles e elas pedem identificações reais do potencial parceiro".

Um comentário:

thais disse...

Mulheres ainda esperam seu príncipe encantado. O mais recente foi Edward Cullen o vampiro da série Crepúsculo, elas o querem porque afirmam: tá passando da hora desses meros machos mortais aprenderem a ser charmosos, educados, românticos, inteligentes, lindos, sexies, ricos, adoráveis e altruístas, que saibam ler nossas mentes e realizar nossos desejos, que saibam tocar piano e compor músicas para você, que tenham 1,85m, que pareça com o mítico deus grego Adônis, cabelo desalinhado com um curioso tom bronze, olhos negros, topázio, e dourado que variam dependendo do que se sente no momento, dedos longos e sorriso deslumbrante, corpo bonito e malhado, total e absolutamente perfeito. ah, e de quebra dono de um volvo C30 – prateado, que tal?. Ou seja querem um príncipe que a mídia cria, uma utopia. Homens sem nenhum defeito. Eu pelo menos quero um homem que saiba apenas comunicar comigo, pois isso resolve qualquer problema!


Thais G 3º A