sábado, 31 de julho de 2010

Argentina vê Tevez, e não Messi, como o novo ídolo popular

02 de julho de 2010 • 16h21 • atualizado às 16h44

Consagrando-se com o título de "jogador mais popular" depois de apresentar boas atuações na seleção argentina, o atacante Carlos Tevez é o mais cotado pelo povo como o sucessor de Maradona, ao invés de Lionel Messi, artilheiro da Copa.

Para o sociólogo Pablo Alabarces, autor de vários ensaios sobre a influência social do futebol, os torcedores argentinos não veem Messi como o sucessor de Maradona, mas Tévez, cuja personalidade lutadora e a origem humilde lembram a história do ídolo argentino.

"Sem dúvida nenhuma, Tévez é o mais "maradoniano" dentre os jogadores e por isso a população o vê como o jogador mais popular do povo", disse Alabarces em entrevista nesta sexta-feira.

"Messi não ocupará o lugar de Maradona porque é o menos argentino dentre os jogadores da seleção, já que ele não se destacou em nenhuma equipe nacional", declarou o sociólogo, acrescentando que o atacante "está em dívida com o público argentino, e não o contrário".

O sociólogo Roberto Di Giano também sustenta essa ideia e acredita que Messi é "tímido e correto demais para as multidões". E apesar de acreditar que o jogador carece das "potencialidades do Maradona", ele vê dificuldades em eleger um substituto do atual técnico da seleção em campo.

"Quando Maradona era jogador, havia mais consenso em louvá-lo.Agora, a comunidade esportiva está muito mais dividida para escolher o novo sucessor", lembrou Di Giano, especialista em sociologia do futebol.

A popularidade de Tévez disparou na Argentina, esta semana, depois do atacante fazer dois gols no jogo contra o México, pelas oitavas de final.

Além disso, a história de superação pessoal do jogador, criado em um dos bairros mais pobres de Buenos Aires - bairro conhecido como Fuerte Apache - atrai os olhares do povo argentino do mesmo jeito que Maradona o fez mostrando uma personalidade "sedutora e transgressora", como citou Di Giano.

O sociólogo considera que Maradona é um dos poucos "representantes populares que a Argentina tem", e que ele "chegará mais alto ainda se a equipe for campeã".

"Esta é a primeira seleção na qual a grande estrela é o técnico.Maradona é um para-raios e isso aumenta a pressão dos jogadores. Não devemos nos esquecer que Diego ficou mais de 30 anos vivendo com uma arma apontada em sua nuca", disse.

Um comentário:

Anônimo disse...

Neste artigo jornalístico são entrevistados sociólogos como Pablo Alabarces e Di Giano sobre a popularidade dos craques do futebol argentino Tevez e Messi em relação aos torcedores e apresentadas respectivas comparações ao ídolo do país,Maradona.O artigo surge em um contexto de Copa Do Mundo,onde a atenção de grande parte das pessoas está voltada ao campeonato de futebol entre as melhores nações no esporte.Assim é questionado o motivo pelo qual Messi,jogador já eleito como melhor do mundo não é tão popular quanto Tévez,mais popular e tido por muitos na Argentina como sucessor de Maradona.Tal fato se explica por Lionel Messi ser visto como tímido e certo demais para ser comparado à Maradona,além de não ter se destacado em uma equipe argentina e não se apresentar tão bem em jogos por sua seleção.Enquanto isso Carlos Tévez agrada aos torcedores por sua história de luta e origem pobre,assemelhando-se ao ídolo argentino.Assim o texto explica a dificuldade dos torcedores da Argentina em escolherem um novo ídolo,estando divididos entre a técnica de Lionel Messi e a raça de Carlos Tévez e mostrando que,ainda assim quem mais chama a atenção é o grande personagem Maradona,técnico da seleção.
Igor Ferreira Côrtes - 3ºE /nº16