Na
Europa, as atividades de formação sindical e/ou operária desenvolveram-se já a
partir do século passado. A preocupação com a educação permanente e com a
difusão da cultura vem do exemplo das University Extensions ou das
Universidades populares dinamarquesas, criadas na metade do século XIX e que se
desenvolveram também em outros países entre o fim do século XIX e o início do
século XX. É importante salientar que a formação sindical, além de adaptar-se
às exigências e às formas de cada organização sindical, é, em geral, fortemente
condicionada pela relação entre os intelectuais e a sociedade.
É
interessante frisar - em uma breve retrospectiva histórica - que num país como a França, até 1914, o problema da formação operária ocupa
um lugar relativamente secundário na vida sindical. O estudo e a cultura não
constituem ainda "centros de reflexão autônomos". São preocupações
ocasionais que surgem por conta da formação técnico-profissional. A partir de
1919 nos congressos promovidos pelas centrais sindicais (C.G.T. - Confédération
Générale du Travail - e C.F.T.C. - Confédération Française des
Travailleurs Chrétiens) o problema da formação põe-se principalmente nos
relatórios apresentados pelos militantes. Surgem ainda as "sessões
confederais de estudos e práticas sindicais" e as escolas normais operárias
- em duas ou três regiões de Lyon e Paris. Em 1932, a C.G.T. cria o Centro
Confederal de Educação Operária que dá origem, em Paris, a um Instituto
Superior Operário, e aos Colégios do Trabalho noutras regiões. Entre 1948 e
1950, cada central sindical coincidentemente está preocupada com a instalação e
normalização das suas estruturas educativas. Disto decorre "o fato de cada
central sindical valorizar os problemas da formação pelo estudo, considerada
como uma das duas ou três condições fundamentais para a existência de um
sindicalismo forte. Por conseqüência, assiste-se ao acabamento da constituição
dos dispositivos de formação. No plano nacional, são as três escolas centrais:
de Bierville para a C.F.T.C., de Courcelles para a C.G.T. e da Avenida do Maine,
em Paris, para a F.O. Cada central define igualmente toda uma política
educativa, com aspectos comuns a todas [...] mas também com aspectos
particulares a cada uma" (DAVID, 1974, p. 291).
Em 1956 foram criados os Institutos Universitários do Trabalho e entre 1960-61,
"o movimento operário, ao mesmo tempo que acentua o seu esforço de
educação dos militantes, situa-se de maneira cada vez mais clara dentro de uma
perspectiva cultural alargada. [...] Em resumo, as organizações sindicais estão
de acordo em estar presentes nas instâncias que contribuem para a realização da
política de desenvolvimento cultural" (DAVID, 1974, p. 292-293).
Ao
instituir a idéia da formação permanente, o movimento sindical cumpriu uma
função proeminente, sobretudo quando se realizou o entrelaçamento entre
movimento operário e movimentos de caráter intelectual. Assim, na França teve
um papel decisivo o movimento que legaram intelectuais e trabalhadores em 68 e
que levou aos acordos de Grenelle entre governo e sindicatos, que deram início
à legislação sobre formação permanente e a formação profissional contínua.
Desse modo, os trabalhadores podem gozar de licenças remuneradas até seis meses
por ano, a cargo do fundo para a formação. E também pode ser reconhecida a
experiência de trabalho como título para ter acesso à universidade, mesmo
quando não tenham obtido o título de estudo de escola de 2º grau.
Legislações
e apoios não podem ser explicados simplesmente por uma espécie de colaboração e
reformismo. Na realidade, a sensibilidade e o aguerrimento dos sindicatos e dos
intelectuais envolvidos foram determinantes para experiências tão importantes.
Em países como a Bélgica, a França, a Alemanha, a Grã-Bretanha e a Suécia os
sindicatos gozam de licenças remuneradas, tuteladas pela lei, para participar
das atividades de formação sindical. As licenças remuneradas em alguns casos
referem-se a todos os trabalhadores, enquanto em outros lugares existem para
quem desenvolve atividade sindical a partir dos membros dos comitês de empresa,
com um número de horas mais ou menos extenso e com a possibilidade a mais de um
país de usufruir de licenças ainda mais amplas para quem desempenha a própria militância
sindical como formador. Ainda entre os países referidos anteriormente, existem
formas de apoio à formação sindical. Em alguns países "existem
contribuições específicas para a formação desenvolvida pelos sindicatos, em
outros as formas de apoio são em geral para a educação permanente e para os
adultos, nos quais entram também os centros de formação sindical [...]"
(MEMO, s/d, p. 8-9).
Na
Grã-Bretanha, a relação entre movimento sindical, universidade e escola pública
tem uma tradição bem mais longa, que parte da instituição do Ruskin College em
Oxford em 1899, com o apoio dos sindicatos e que se amplia de maneira
significativa depois de 1920, quando a "Universidade de Nottingham em
primeiro lugar dá início a uma faculdade aberta, cujo objetivo não é o de
conceder títulos de graduação, mas de promover a educação permanente na
sociedade. Em 1922, também em Nottingham institui-se a primeira cadeira de
educação de adultos" (MEMO, s/d, p. 7).
Hoje, apesar da ação dos governos conservadores ao longo dos anos oitenta, que
reduziu os fundos à disposição da formação sindical, na Grã-Bretanha "382
são os tutores contratados pela universidade e colleges, que dedicam a
maior parte do tempo aos cursos sindicais: tanto nos institutos superiores,
técnicos e políticos, onde se desenvolvem os cursos com licença remunerada para
os representantes de departamentos e os funcionários da segurança nos locais de
trabalho, [...] como nas universidades onde se desenvolvem outras atividades em
colaboração com o sindicato" (MEMO, s/d, p. 7).
As
necessidades de formação não diminuem com o aumento do nível de instrução, mas,
ao contrário, crescem. De acordo, com Roger Cantigneau, responsável pela
formação sindical da Confederação dos sindicatos cristãos belgas, "com o
aumento dos níveis de instrução hoje, os trabalhadores não aceitam mais seguir
as indicações dos grupos dirigentes do sindicato sem discutir a fundo as
razões; é, além disso, impensável um maior papel dos organismos de
representação das empresas sem fornecer a eles os instrumentos culturais e
informativos necessários" (MEMO, s/d, p. 10). No caso belga tanto a
Confederação dos Sindicatos Cristãos - CSC quanto a Federação Geral dos
Trabalhadores da Bélgica - FGTB, estão empenhadas em atividades culturais,
formativas e de pesquisa e é interessante observar que sozinhas representam
mais de 90% dos trabalhadores.
No
Brasil, a preocupação educacional no movimento operário-sindical inicia-se com
as propostas educativas dos libertários, particularmente dos grupos
anarco-sindicalistas, englobando os anos 1902/1920. O projeto educativo dos
libertários tinha três dimensões que se ligavam entre si: a educação
político-sindical, a educação escolar e as práticas culturais de massa.
Sílvia M. Manfredi, em um texto fundamental sobre experiências e práticas de
educação dos trabalhadores brasileiros7,
destaca que a concepção educacional anarquista "articulava as práticas
educativas [...] com outras práticas no campo cultural e do lazer, de caráter
massivo e popular. Teatros, festivais de música e poesia, piqueniques eram
constantemente promovidos pelos libertários nos bairros operários dos centros
industrializados da época" (MANFREDI, 1996, p. 25-26).
Sílvia
M. Manfredi enfatiza sobretudo no projeto de educação dos libertários o seu
"caráter globalizante" (aspectos culturais, educativos e libertários)
que o caracterizava "como um projeto de educação classista [...] voltado
para a emancipação político-ideológica e cultural da classe operária".
Dessa forma, os libertários propuseram a construção de um "projeto
educativo singular, próprio e autônomo" (MANFREDI, 1996, p. 26).
Entre
1945 e 1950, cabe ressaltar as iniciativas de educação sindical assumidas por
partidos e organizações de esquerda. Nesse sentido, a atuação e as propostas do
Partido Socialista Brasileiro, bem como a surpreendente recriação da universidade
popular dos anarquistas em 1945, são tópicos essenciais nesse período. Do mesmo
modo, a presença do PCB no movimento operário-sindical é de fundamental
relevância. O que se percebe no partido é o nítido privilégio conferido à
formação político-partidária (formação de quadros), à qual se resumia, em
última análise, sua prática de "educação sindical" (cf. MANFREDI,
1996, p. 45-66).
Vale
realçar a experiência das escolas do PCB no que tange sobre a pedagogia
comunista. E é bom destacar, entre outras coisas, a desvinculação entre partido
e bases e a desqualificação dos próprios dirigentes sindicais - chamados de
"sindicaleiros" -, dando uma mostra da visão de educação do PCB.
Em
matéria de educação sindical multiplicaram-se por todo o Brasil - no período
compreendido entre as décadas de 70 e 80 - experiências de formação em
sindicatos de setores mais organizados e ativos na condução do movimento (metalúrgicos,
químicos, bancários, petroleiros etc.), assim como os sindicatos passaram a
organizar seus departamentos de educação e cultura e a ensaiar programas mais
articulados de formação sindical. Cabe salientar as experiências levadas a
efeito nesse período nos seguintes sindicatos: Metalúrgicos de São Paulo (São
Paulo), Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (São Paulo), Metalúrgicos da
Baixada Santista (Santos/SP), Metalúrgicos de Monlevade (Minas Gerais),
Bancários de São Paulo (São Paulo), Telefônicos (Minas Gerais), Químicos de São
Paulo e do ABC (São Paulo), Sapateiros (Franca/SP); entre as federações
destacaram-se as dos trabalhadores rurais de Minas Gerais (Fetamg), Pernambuco
(Fetape) e a Federação da Alimentação do Rio Grande do Sul. Entre as confederações,
há que se evidenciar a importância do trabalho desenvolvido pela Contag. Entre
os grupos de oposição sindical há que se fazer referência à experiência da
OSMSP - Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo (cf. MANFREDI, 1996, p.
115-117).
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