quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Elementos materiais e não materiais da cultura


A cultura material consiste em todo tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, tipos de habitação, etc. A cultura material pode influir no estilo de vida de um grupo. Por exemplo: no interior do Nordeste a farinha de mandioca é alimento básico; as rede são usadas por grande parte das pessoas para dormir; as casas pobres são construídas com barro e folhas de palmeira. Forma-se, assim, um modo ou estilo de vida fundamentado na cultura material da região.
A cultura não-material abrange todos os aspectos não-materiais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc. Por exemplo, a maioria da população segue a religião católica, não há pena de morte na legislação do Brasil e, embora proibido por lei, o preconceito racial é bastante difundido no país.
Interdependência entre o material e o não-material da cultura
Existe uma interdependência constante entre cultura material e cultura não-material. Quando assistimos à apresentação de uma orquestra, sabemos que as músicas apresentadas são produtos da criatividade de um ou mais músicos. Entretanto, para comunicar sua criação aos outros, os artistas valem-se de instrumentos musicais. Da mesma forma que uma música requer instrumentos musicais para sua exteriorização, também as religiões, de modo geral, necessitam de templos, altares e outros materiais para que possam ser praticadas.
Na verdade, a interdependência entre esses dois aspectos é intrínseca a qualquer cultura, pois um grupo realiza sua cultura não-material apoiado ou justaposto em sua cultura material, que são os meios de execução da cultura.
Os Elementos da Cultura
A cultura é um todo, um sistema, um conjunto de elementos ligados estreitamente uns aos outros. Para efeito de estudo, vamos desmembrá-las em suas partes, seus elementos.
Os principais elementos de uma cultura são: os traços culturais; o complexo cultural; a área cultural; o padrão cultural; a subcultura.
Traços culturais
Uma idéia, uma crença representam traços culturais. Um carro, um lápis, uma capa, uma pulseira, um computador também são exemplos de traços culturais.
Os traços culturais são os elementos mais simples da cultura. Eles são as unidades de uma cultura.
É necessário ressaltar que os traços culturais só têm significado quando considerados dentro de uma cultura específica. Um colar pode ser um simples adorno para determinado grupo e para outro ter um significado mágico ou religioso. Para os fiéis das religiões afro-brasileiras, por exemplos, os colares usados têm cores especiais, dependendo da divindade cultuada pela pessoa e, de acordo com a crença, dão proteção a quem os usa. Portanto, só no conjunto da cultura é que se pode entender um determinado traço.
Complexo Cultural
A combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica forma um complexo cultural. Por exemplo, o carnaval no Brasil é um complexo cultural que reúne um grupo com traços culturais relacionados uns com os outros: carros alegóricos, música, dança, instrumentos musicais, desfiles, etc. Da mesma forma, o futebol é um complexo cultural que pode ser desmembrado em vários traços culturais: o campo, a bola, o juiz, os jogadores, a torcida, a torcida, as regras do jogo, etc.
Área Cultural
A região em que predominam determinados complexos culturais forma uma área cultural. Esta é, portanto, a área geográfica por onde se distribui uma certa cultura. Assim, os grupos humanos localizados em determinada área cultural apresentam grandes semelhanças quanto aos traços e complexos culturais.

Nenhum comentário: