segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Projeto Brasilidade revela que 78% têm orgulho de ser brasileiro e 61,9% estão otimistas com o futuro

Um índice da autoestima nacional – o orgulho de ser brasileiro – está em alta. De acordo com dados do Projeto Brasilidade, 78% dos entrevistados se mostram orgulhosos; 57% responderam que têm sempre orgulho de ser brasileiro; e 21,4% demonstram que na maior parte do tempo têm orgulho.

No comparativo entre as Regiões, as populações do Nordeste e Sudeste têm mais orgulho; as do Sul e Norte menos. O levantamento mostra, ainda, que 61,9‰ dos brasileiros estão otimistas com o futuro; destes 8,6% revelam estar “muito otimistas”. Desenvolvido pela República – Opinião dos Brasileiros, empresa especializada em pesquisa de opinião, o Projeto Brasilidade analisa em profundidade a autopercepção do brasileiro hoje, após 20 anos de democracia e de estabilização econômica no País. A pesquisa foi conduzida com 1.272 pessoas de todas as classes sociais, em todo o Brasil.

Qual é a autopercepção do brasileiro do século 21, passados 188 anos da declaração de Independência pelo príncipe-regente Dom Pedro I? De acordo com dados do Projeto Brasilidade, 78% dos entrevistados têm orgulho de ser brasileiro; 57% têm sempre orgulho; e 21,4% têm orgulho na maior parte do tempo. No comparativo entre as Regiões, o Nordeste apresenta o maior índice de orgulho do País, 88%; o Sul apresenta o menor, 56%. Desenvolvido pela empresa República – Opinião dos Brasileiros, o Projeto Brasilidade mostra que o brasileiro inicia a década altivo e que a avaliação positiva do País implica em uma autoestima mais elevada; em um claro otimismo perante o futuro.

Segundo o sociólogo e cientista político Rodrigo Mendes Ribeiro, diretor-geral da República e coordenador da pesquisa, os dados indicam que há uma tendência de passar a avaliar o Brasil cada vez melhor. “Na prática, orgulho, a avaliação positiva do País e a predominância de uma visão de futuro positiva marcam a ruptura com o complexo de vira-lata, descrito por Nelson Rodrigues. Embora haja uma relação de orgulho, não se trata de uma visão do País apaixonada e cega”, analisa Ribeiro, acrescentando que o estudo revela “um novo Brasil, com importantes mudanças que originaram uma sociedade mais complexa e rica; uma sociedade que não cabe mais nos estereótipos, cujo fardo histórico está sendo abandonado para abrigar novos traços de brasilidade”.

O Projeto Brasilidade mostra que o que mais traz orgulho aos brasileiros são as belezas naturais (46%), o Carnaval (33%), os símbolos nacionais (26%) e o povo (31%): espírito, capacidade, jeito. As belezas naturais são as mais citadas na classe de consumo A (51%) e pelos moradores das Regiões Norte (70%) e Sul (68%) do País; enquanto o jeito de ser do brasileiro é apontado como critério de satisfação especialmente pelos entrevistados da Região Norte (67%). O Carnaval é destaque da classe D (40%) e dos moradores do Norte (61%) e Sudeste (39%). Na classe A, o hino nacional foi citado por 40% e por 51% dos moradores do Norte do Brasil. Quanto à classe social e ao gênero, os ricos e as mulheres são os que têm mais orgulho. Os brasileiros da classe A (86%) são os que se mostram mais orgulhosos – assim como a faixa etária de 65 a 70 anos (83%) e os com menor escolaridade.

Expectativas para o futuro

De acordo com Rodrigo Mendes Ribeiro, “o levantamento nacional, considerando todas as classes socioeconômicas, revela que 61,9% dos brasileiros estão otimistas com relação ao futuro”. Os brasileiros das classes A e B são os mais otimistas – 76,5% e 65,4%, respectivamente. Na classe A, cerca de 9,3% revelam que estão muito otimistas com relação ao futuro contra 6,1% da classe B. Entre a classe C, os percentuais para otimista e muito otimista são, respectivamente, 58,5% e 6,4%; nas classes D e E, o percentual de otimistas é de 60,8% – dos quais 11,8% revelam-se muito otimistas.

A análise das Regiões mostra que os brasileiros do Norte e Sudeste são os mais otimistas do Brasil – 64,5% e 64,1%, respectivamente. No Centro-Oeste e Sul estão os menores percentuais de otimismo – 58,6% e 55,2%; no Nordeste, 60,8% estão otimistas. Com relação à idade, os jovens com idade entre 25 anos e 29 anos são os mais otimistas, alcançando o percentual de 71,8%. Entre os com idade entre 30 anos e 39 anos, o índice é de 67,3‰ contra 57,1% dos com idade entre 50 anos e 59 anos. Entre os brasileiros com idade entre 18 anos e 24 anos, a porcentagem é de 56,7%.

Sobre a REPÚBLICA – Opinião dos Brasileiros

A República é uma empresa de pesquisa de opinião pública especializada na alma do brasileiro. Comprometida com o País e a sociedade, a República desenvolve estudos relevantes sobre o que pensa e sente o brasileiro. A singularidade do brasileiro que transcende as diferenças de gênero, idade, escolaridade, renda e religião é matéria-prima para uma investigação que associa a pesquisa tradicional à estatística, sociologia, neurociência, antropologia, economia e ferramentas diferenciadas de pesquisa. A série Estudos da República tem a proposta de ir além das fronteiras das pesquisas convencionais para construir um referencial único como base de sustentação para projetos a serem conduzidos para universidades, governos, empresas e organizações da sociedade; estudos que se tornam instrumento da construção de um país melhor.

Com um sistema de inteligência em estratégia, a República tem como objetivos: compreender padrões de comportamento da sociedade; identificar tendências sociais; estruturar um banco de dados que permita acompanhar a evolução da sociedade brasileira; ajudar a produzir uma agenda positiva de fortalecimento da autoestima do povo; permitir uma reflexão crítica das raízes da identidade nacional; e contribuir para a formação de uma cidadania ativa e consciente. Dirigida pelo sociólogo e mestre em Ciência Política, Rodrigo Mendes Ribeiro, a República tem sede em São Paulo e escritórios no Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e Minas Gerais (Belo Horizonte).

Sobre o PROJETO BRASILIDADE

O Projeto Brasilidade, primeiro da série Estudos da República, baseia-se na pesquisa minuciosa da autopercepção do brasileiro, investigando o impacto de duas décadas de democracia e de estabilidade econômica na identidade e na autoestima nacional. Brasilidade parte do estudo das raízes do Brasil – por da obra de autores clássicos como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda, Darcy Ribeiro e Roberto DaMatta – para abrir um diálogo com os brasileiros. Concluído em 2010, o Projeto Brasilidade integrou uma equipe multidisciplinar composta por antropólogos, psicólogos, cientistas políticos e sociólogos, entre outros estudiosos, para iniciar o processo de pesquisa com brasileiros de todas as regiões do País. Hoje, Brasilidade revela o que significa ser brasileiro no século 21, redescobrindo o “jeitinho brasileiro” e rompendo antigos estereótipos da alma nacional.

O banco de conhecimento gerado é rico, surpreendente e demolidor de preconceitos; conhecimento que derruba mitos e estabelece novos parâmetros para entender como o brasileiro se sente perante o mundo e a si mesmo. Entre as perguntas que motivaram a profunda investigação da alma verde-e-amarela estão: Como o brasileiro vê o País e o seu futuro dentro dele? Como toma decisões? Como reage diante dos estímulos da comunicação? e O que é a brasilidade, esse amálgama que leva pessoas tão diversas a identificar-se como uma só nação?

Rodrigo Mendes Ribeiro

Sociólogo e cientista político com MBA em Marketing e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Mendes Ribeiro é diretor-geral da República – Opinião dos Brasileiros, empresa de pesquisa de opinião pública. Desde 2004, o sociólogo e cientista político – que participou de mais de 500 projetos de pesquisa em todo o Brasil – coordena as pesquisas de concepção e avaliação da campanha de esclarecimento ao eleitor “Vota Brasil”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Professor de pós-graduação na UFMG, Ribeiro atuou como professor de pós-graduação em várias universidades e é autor dos livros Marketing Político – o poder da estratégia nas campanhas eleitorais e Marketing eleitoral: aprendendo com campanhas municipais vitoriosas. Desde 2002 é diretor da Associação Brasileira de Consultores Políticos em Minas Gerais.

8 comentários:

Otávio Gurgel disse...

Primeiramente gostaria de parabenizar os pesquisadores, pois o Brasil está em desenvolvimento, essa pesquisa se torna importante para que as pessoas vejam que o Brasil pode e vai mudar sim. Eu acredito em um Brasil mudado, onde as pessoas tenham orgulho de serem brasileiros, e serem patriotas, respeitarem as leis. Os brasileiros formam uma nacionalidade indissociavelmente ligada ao Estado brasileiro, ou seja, a característica fundamental de um brasileiro é sua ligação com a República Federativa do Brasil. Como é característica dos países do Novo Mundo, o povo brasileiro não forma um grupo étnico homogêneo, não existindo - na Antropologia tradicional - uma etnia brasileira. Formando então uma mistura de raças. Podemos dizer que o "Novo Brasil" vai seguir mudando se tivermos um povo patriota, um povo que goste do seu pais; isso tem aconteçido com todos, acreditanto no Brasil. Eu acredito no Brasil. Sou patriota e digo que o Brasil, um pais lindo e com muitas riquezas, segue mudando com um povo que acredita nele !! ( Otávio Gurgel n° 28 - 3° I )

Marccus Phillipe - 3º A disse...

Pra qualquer brasileiro, ler uma reportagem dessas é de se pensar, porque do Brasil á alguns anos não se vinha falando bem dessa gloriosa nação. O Brasil se tornou um grande mercado internacional e não há seminário no qual o país não receba elogios de economistas encarregados de aconselhar os endinheirados do mundo. Mas o que chama atenção na performance brasileira são os setores onde o país não melhorou ou avançou muito pouco: educação primária, saúde e segurança, essenciais para mudar a maneira como a população experimenta sua vida cotidiana. Todas são áreas básicas, sem as quais o Brasil não poderá ir muito longe, por mais sofisticado que seja seu sistema financeiro e seu mercado de capitais. O Brasil, é um país que tem tudo pra dar uma alavancada e esticar esta economia, temos que entender nossa realidade. Claro que ainda tem que melhorar muito a política, saúde, educação, segurança, entre outros, más nessas condições o Brasil está em boas condições para se tornar uma grande potência como vem sendo.

Jéssica Nayara disse...

Jéssica Nayara 3ºH Nº16

Os brasileiros ainda se vem otimistas em relação ao futuro do país, prova disto foi uma pesquisa feita recentemente em todas as partes do pais, em que as pessoas ao serem perguntadas sobre o orgulho de serem brasileiras, responderam que sentiam este orgulho, os mais altos índices foram no nordeste e sudeste do país.
Esta nada mais é do que uma prova de que os brasileiros e brasileiras acreditam em uma mudança no pais para melhor futuramente, e uma forma de seguirem lutando pelos seu ideais.

Adrielle Oliveira Sampaio Araújo / n° 44 / 3°B disse...

O texto "Projeto Brasilidade revela que 78% têm orgulho de ser brasileiro e 61,9% estão otimistas com o futuro" é um artigo composto por uma pesquisa, o qual possui informações que abordam o tema brasilidade, tema este um tanto polêmico, pois, se ouve muito que, muitos brasileiros não são tão nacionalistas a ponto de defender o país, sendo que alguns até se envergonham do Brasil. O motivo para a publicação deste e o plano através do qual o autor desenvolveu sua idéia, foi para demonstrar o real índice de auto-estima nacional e tentar romper com os antigos estereótipos da alma nacional.
De acordo com os dados do Projeto Brasilidade, desenvolvido pela República, empresa especializada em pesquisas de opinião, de 1.272 pessoas de todas as classes sociais, em todo o Brasil, 78% dos entrevistados se mostram orgulhosos, 57% responderam que têm sempre orgulho de ser brasileiro, e 21,4% demonstram que na maior parte do tempo têm orgulho. Ou seja, esta avaliação positiva implica em uma auto-estima mais elevada, e um claro otimismo perante o futuro.
Segundo o sociólogo e cientista político Rodrigo Mendes Ribeiro, diretor-geral da República e coordenador da pesquisa, os dados indicam que há uma tendência de passar a avaliar o Brasil cada vez melhor. Rodrigo explica que este orgulho é baseado na maior parte pelas qualidades que o país possui como belezas naturais, o Carnaval, os símbolos nacionais e o povo (espírito, capacidades e jeito).
O levantamento mostra, ainda, que 61,9% dos brasileiros estão otimistas com o futuro , dos quais 8,6% revelam estar muito otimistas (classe A e B).
É este o Brasil que todos nós esperamos; um Brasil no qual as pessoas se sintam orgulhosas não só pelas boas qualidades, mas também por um excelente governo, de direitos e deveres respeitados.

Anônimo disse...

ALUNO: HERICSON DUARTE TURMA: 3ºA Nº 17

Somos uma grande nação! E não há nessa afirmação qualquer resquício de ufanismo ingênuo. Um olhar isento, disposto a radiografar com fidelidade este “País-Continente”, seu povo e sua cultura, revelará a verdade da primeira afirmação. É com ânimo que me debruço sobre o meu País, o qual eu adoro e do qual sou defensor nato. Reconheço os seus problemas, e, apesar dos pesares e dos azares, há uma dignidade grandiosa na forma como seu povo reage, sorri e vai em frente. De cabeça erguida, olha o mundo e impõe a sua presença, contribuindo, ao longo da história e desde há muito tempo, para o engrandecimento de todas as áreas de interesse do ser humano, não só nos esportes, mas em variadas atividades.

Em relação aos esportes, não podemos nos esquecer de que somos o único País pentacampeão de futebol no mundo, modalidade a qual hoje mobiliza um grande número de pessoas e quantias jamais vistas em qualquer prática esportiva. Vemos, por isso, equipes do mundo todo exibindo atletas brasileiros, os quais transmitem a língua portuguesa, hábitos e costumes que tornam conhecida lá fora a nossa cultura. A Fórmula 1 já deu ao mundo brasileiros campeões, destacando-se Ayrton Senna, cuja mensagem de paz e de heroísmo cívico conquistou crianças de todo o planeta.

Somos, hoje, mais de 180 milhões de brasileiros espalhados por 26 Estados e 1 Distrito Federal, e cada um deles apresenta suas peculiaridades. Não podemos pensar em Brasil como sendo somente, por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fernando de Noronha, Pantanal ou Amazônia. É tudo isso e muito mais. São quase 10 milhões de quilômetros quadrados de área continental e mais de 7 mil quilômetros de litoral. Boa rede hidrográfica, bons portos naturais. Extraordinária riqueza distribuída por uma extensão de terras cortadas pelos diferentes meridianos. Isso tem garantido uma capacidade produtiva que independe das imposições climáticas e, até mesmo, das pedológicas.

A grande São Paulo é o nosso carro-chefe, com quase 18 milhões de habitantes, cuja pujança se expressa num percentual de 34% do PIB brasileiro.O Rio de Janeiro foi apontado, em pesquisa que envolvia 50 cidades de diferentes países, como sendo a mais solidária.

Somos a 10.ª economia do mundo. Em relação a avanço econômico, só a título de exemplo, posso afirmar que contamos, hoje, com 14 fábricas de veículos em funcionamento e outras 4 em processo de instalação, enquanto alguns países não possuem nem uma. Mais que o aspecto técnico-econômico, considere-se a feição social que isso representa, expressa na ampliação de vagas no mercado de trabalho. Além do mais, o Brasil é o segundo maior mercado mundial de jatos e helicópteros executivos. São Paulo, nossa capital, possui o maior tráfego aéreo de helicópteros do mundo.

Sou brasileiro. Orgulho-me disso. Crítico ferrenho, não tenho poupado ferroadas quando merecemos, como ocorre na elaboração de leis de natureza criminal. Mas o faço por amor, não por desamor. Sou feliz ao me apresentar, seja como cerquilhense, mariliense, bauruense, arealvense ou paulistano. Sou paulista e brasileiro com muita honra. Sou cidadão, cidadão de uma grande pátria a qual em nada, em nada mesmo, perde para os grandes povos do mundo; povos que já me têm recebido e acolhido com carinho e respeito, também por isso.

Francesco Santos Curcio / nº 12 / 3º F disse...

O povo brasileiro tem muito orgulho do país que habita, pois com grandes diversidades como as paisagens,aspectos culturais, além de diversos tipos de comidas, que cada região tem um aspecto diferente, cultura diferente, sutaques.
O Brasil é um país muito privilegiado com seus aspectos naturais, belas paisagens, como o nosso litoral, com praias exuberantes, e também o Brasil tem uma grande diversidade de biomas como cerrado, a amazônia, cada região com paisagens diferentes o que leva aos nós termos muito orgulho de sermos brasileiros.
O povo brasileiro é muito otimisita no que se diz respeito ao futuro, pois é um povo persistente e batalhador, e tem esperança que no futuro o Brasil possa ser um país bem melhor do que é hoje.

princesa teen disse...

BIANCA J.C.PEREIRA Nº6 3ºF

O Brasil está em uma das suas
épocas mais otimistas,tanto em relação ao seu desenvolvimento educacional,econômico e como potência mundial.
O nacionalismo dos brasileiros são fatos também para serem levados em conta,neste terra tropical,abençoada por Deus,paixão por ela é o que não falta.
Mas o que mais deixa os brasileiros otimistas concerteza é a nossa economia em plena ascenção, e o fato da maioria da população ter a convicção de que o Brasil vai se torna a grande potência mundial um dia.E atualmente podemos sim,ter esperanças quanto a isso.
Em suma,brasileiros e brasileiras continuem nessa luta de esperanças e sonhos quanto ao nosso querido Brasil,e que o Brasil siga mudando.

Eduardo Rabelo 3º I disse...

Uma boa parte dos brasileiros, não se orgulham do Brasil, até ridicularizam, acho isso totalmente dispensável, pois independente de qual país você é, acho que é preciso lutar por ele e tentar melhorar .
Talvez estudos como esse até possa esclarecer o pensamento de alguns e estou dentro desses 61,9% de pessoas que acham que o Brasil pode mudar pra melhor.
Apesar de ser um longo caminho, onde as pessoas precisam mudar o pensamento e principalmente as pessoas que governam o país.

"Eu sou brasileiro e não desisto nunca. "

Eduardo de Ávila Rabelo e Silva 3º I nº 10