quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Estudantes da UAN apontam ciúmes como causa dos crimes passionais

Luanda - Estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN), em Luanda, consideraram que os crimes passionais estão ligados ao ciúme, ao sentimento de posse do parceiro em relação ao outro.




Em entrevistas separadas efectuadas hoje (terça-feira) pela Angop, os estudantes aconselharam as pessoas a não ignorar as ameaças feitas pelos seus parceiros, caso um deles decida acabar com a relação.




Para, Helenice Gomes, estudante de sociologia, no Instituto Superior de Ciências e Educação (ISCED) é perigoso ignorar os sinais de alerta passado pelos parceiros, pois isso fez com que algumas relações amorosas terminem em morte.




Definiu o ciúme como, “ um sentimento existente nas relações humanas em geral e, em particular nas amorosas, que indica manifestação de desagrado, de protesto contra uma atitude ou comportamento do parceiro”, que está na base de mais de 80 por cento dos crimes passionais de acordo com os estudos científicos.




Já o estudante, do mesmo curso, Carlos Gouveia considera que estar apaixonado não significa submeter-se ou ficar á mercê da outra pessoa, e o amor é antes um sentimento forte que pode consolidar-se ou desaparecer caso seja ou não correspondido, não devendo recorrer a violência caso não seja correspondido.




Para a estudante de psicologia, Nelma Armada de Sousa, os indivíduos que cometem os crime passionais tentam geralmente utilizar o sentimento que sente pelo parceiro para amenizar sua culpa e sua sentença. " Alegam com frequência que cometeram tal acção pela defesa de sua honra enquanto homem perante a sociedade, preocupados com sua reputação".




Em sua opinião, para cometer o delito passional, o indivíduo tem uma motivação misturada com egoísmo, amor-próprio, compreensão deformada da justiça, já que o mesmo imagina ter agido conforme seus direitos de homem e cidadão.




O estudante Jorge Mendes Augusto disse que o acto criminoso parte de um processo impulsivo motivado pela emoção, mas com a intenção de demonstrar superioridade em relação ao parceiro.




“O criminoso acredita que poderá programar e executar a morte da vítima sem erros, considerando sempre o outro como uma propriedade. O que se pode perceber também deste carácter impulsivo é uma baixa estima, desencadeando assim respostas exageradas diante de estímulos mínimos”, explicou.




A estudante de psicologia Sandra Henriques Macedo adiantou que num crime passional há sempre um factor preponderante (em sua maioria o ciúme patológico) mas existem outros factores externos que devem ser levados em conta como o tipo de relacionamento do casal, a história do agressor, além de seu estado psíquico, motivos externos como família, sociedade, amigos e a questão financeira.




O estudante da faculdade de Direito da UAN, Jaime André, sublinha que os crimes passionais muitas vezes são premeditados, e o agressor as vezes não se apresenta arrependido, pois pensa que defendeu a sua honra.

26 comentários:

Priscilla Ferreira (3G) disse...

bom gostei muito desta reportagem ,pois ajuda as pessoas , principalmente os adolecentes a reconhecer quando tem alguma atitude suspeita do seu parceiro(a),e para não ignorar nem uma atitude agressiva.Todo ser humano tem ciúme,pois e normal na metida certa ,pois esses sentimento é de proteção .Mas muitas vez a pessoa tem essa atitude por ter presenciado em seu meio familiar algum tipo de agressao fisica e isso o influencia ou por ser uma pessoa insegura que tem medo da solidao .Muitos dizem que fazem isso por amor ,mas quem ama protege e cuida sem tirar a liberdade do outro.

Luísa Tinoco 3ºA disse...

O crime passional em sua grande maioria, é cometido por um dos cônjuges que se sentiu minimizado ou até mesmo desprezado durante a relação e após o término da mesma, se sentem na obrigação de se vingar e recuperar a sua “dignidade” atentando contra a vida do outro. Mas esses crimes poderiam ser prevenidos se os parceiros que se sentissem ameaçados denunciassem no primeiro sinal de agressividade, percebido no companheiro, porem isso não ocorre e, ao invés de irem até uma delegacia, se trancam em suas casas achando que nada vai lhes acontecer e que o seu ex parceiro(a) não teria coragem de lhe causar nenhum mal, esse pensamento é extremamente comum já que o ser humano tem essa tendência de achar que as coisas só acontecem com os outros e nunca com nós mesmos. Esse crime é causado por uma paixão desmedida e banhada em ciúmes, os criminosos usam da desculpa de que são apaixonados, loucos de amor e por isso cometeram tal crime, mas nem por isso o crime passional é menor do que os outros crimes. Juridicamente esse crime é punido com rigor, sendo caracterizado como crime hediondo (crime de gravidade acentuada). O antigo Código Penal isentava o criminoso de pena, pois considerava que ele tinha cometido o crime por estar em "completa perturbação dos sentidos e da inteligência" mas, no Código vigente não há tratamento específico e nem mais brando para o criminoso passional. O rigor na punição e o incentivo à denuncia dos primeiros sinais de violência tende a diminuir a ocorrência do mesmo.

Jovanna disse...

Jovanna Morais 3°D
O nome de artigo fala crimes passionais(que deriva do latim passionalis que quer dizer paixão)
Todas as pessoas tem ciúmes isto é fato,mas em alguns caso se tornam patologias onde pessoas acham que o amor que a pessoa amada sente por ela está ameaçado e acabam cometendo loucuras como em casos extremos a pessoa que tem ciúmes se mata ou acaba matando o seu cônjuge.
Podemos observar casos freqüentes de crimes passionais quando ligamos nossas tvs e telejornais anunciam que namorado mata namorada por ciúmes ou até nas próprias novelas alguns autores colocam enfoque casos que pessoas ciumentas,na literatura mesmo quando Shakespeare em Otelo narra a historia de um homem "louco" de ciúmes.
Mas o importante mesmo é saber respeitar o espaço de cada um,pois todos nós temos direito a liberdade
Por mais que tenha ciúmes tem que vim em primeiro lugar,afinal todos nós temos que confiar no nosso "taco"!

Anônimo disse...

É difícil demonstrar uma opinião a respeito desse assunto.Primeiro porque essa opinião deve ser livre de preconceitos e deve chegar o máximo possível perto de uma análise sociológica.Segundo porque, como conseqüência do primeiro motivo, não é possível ter um conceito isento de preconceitos a respeito de um assunto tão particular como a atitude humana, pois todos os seres que vão opinar sobre um assunto são seres humanos (logicamente, cavalos, cachorros ou gatos não poderão abrir uma discussão sobre atitudes e comportamentos a não ser que seja descoberta uma conspiração de cavalos super inteligentes ou que o filme Como cães e gatos não seja mais apenas uma ficção de Hollywood).
O modo mais simples e mais perto de uma análise científica que é conveniente de se obter é analisando essa atitude [o comportamento agressivo provocado pelo ciúme] como uma atitude animal, vista não só entre seres humanos, mas também em famílias de animais como pássaros, gatos, macacos e etc.., onde um macho, ou via das exceções, uma fêmea se sentem ameaçados por outro animal e começam uma disputa em garantia de território ou pela preservação da procriação das espécies em que o mais fraco se elimina naturalmente.Várias pesquisas científicas já comprovaram que animais são capazes de sentir ciúmes ou saudades.[Tenho que abrir essa grande chave aqui porque não agüentaria não poder colocar a minha opinião sobre o que eu penso de eu ter que colocar uma ressalva científica para tornar meu artigo mais verossímil: lixo! Só para não abrir polêmicas sobre pessoas que sempre vem comentar que não tenho sentimentos quando comparo humanos e animais como se vivêssemos em uma selva.Na verdade vivemos em uma selva, uma grande selva em que poucos são borboletas , muitos são gorilas, e outros pior... lindas borboletas venenosas.]
Acontece que a inteligência mais aguçada dos seres humanos os leva, a tomar atitudes a respeito dessa coisa, que chamamos de sentimentos e não sabemos a origem dela.Essas atitudes nem sempre correspondem ao que é tido como normal em certas civilizações e sociedades .O resto não passa de explicação redundante, por exemplo: “por que os seres humanos tem sentimentos?”, “de onde vem os sentimentos?”, até chegar na pergunta mais chata e cíclica ... “de onde vem o mundo?”
Para se responder perguntas mais elevadas a respeito das atitudes humanas como o ciúme, a pessoa tem que ter opinião própria e para responder questões mais avançadas sobre qualquer assunto a pessoa precisa de uma só coisa: FÉ!Daí, qualquer análise explicação de um assunto se torna pessoal e, portanto depende da fé que cada um tem sobre o que pensa.
A minha opinião sobre ciúmes é:
1. Ninguém precisa namorar para ser feliz, então se você quiser ter um relacionamento com uma pessoa, que seja alguém útil.
2. Ter bom senso é sempre bom e todo mundo sabe quando está se metendo numa fria. Logo, se estiver se relacionando com uma pessoa que te prejudique se afaste, sem raiva e sem rancor,ninguém vive e ninguém morre de amor.
3. E por fim , prenda um pouco de defesa pessoal....
... essa foi uma brincadeira ta? (mas é bom saber se defender)


Maria Luíza Vieira Arruda
3º E

Anônimo disse...

Kamila Arantes Bessa nº:25 3°C

Até onde o amor vai?

Os crimes por ciúmes doentios acontecem na maioria dos casos quando um casal termina e a outra pessoa não aceita a situação, pois pensa que se ela não pode "pertencer" a ela,então não poderá se relacionar com mais ninguém.
Esse tipo de crime é considerado patológico,porque realmente achar que uma pessoa deve ser só dela é uma doença, pois quando se ama de verdade queremos ver a pessoa amada bem e muito feliz e que ela encontre a verdadeira felicidade.
A ameaça é feita na maior parte por homems com um ciúme incontrolável e acha que ele que tem que ser único, esse tipo de crime vem acontecendo muito nos últimos tempos,e não deveria usar o amor como desculpa ou até mesmo a vingança para cometer um crime que não se pode ser explicado.
Juridicamente,este tipo de crime é punido com rigor,entabulado como crime hediondo,não possuindo qualquer atenuante.
Não há dúvidas de que o homicida passional pratica o crime motivado pelo ciúme, egocentrismo, possessividade, prepotência e até vaidade, o que leva a um irresistível desejo de vingança, ao passo que, consumado o delito, o sentimento que o mortifica é o da perda, da desonra, de indignidade, de repúdio e do inconformismo que o faz matar para impedir que seu companheiro se liberte e siga sua vida de forma independente, dizendo em sua defesa, para ser absolvido pelo Tribunal do Júri, que foi compelido a tal ato pois se encontrava em estado de "violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima".

Anônimo disse...

Os crimes passionais acontecem pela idéia de que o outro é “seu”, o ciúme desenfreado, o sentimento de posse. Acredito que a forma de acabar com crimes passionais é investir na educação dos jovens de que ninguém é dono de ninguém e que a pessoa fica ao seu lado, enquanto existir amor, enquanto o relacionamento está fazendo bem para os dois e que cabe a cada um decidir a hora de “partir”. E que si com o termino do relacionamento houver ameaças à pessoa tem que procurar ajuda entre os familiares, e juntos buscar meios legais de evitar um mal maior.


Eduardo Lucas De Freitas 3°C n°15

Sabrina Arlene disse...

Os crimes passionais já se tornaram comuns, por pessoas motivadas por diversas causas, como: rejeição, baixa auto-estima, insegurança, pobreza, desamor, ciúmes, inveja, perdas, etc. O mais comum até então, é o ciúme, um dos sentimentos mais arrasador, ou considerado até mesmo uma enfermidade psicológica. Dele pode se originar a depressão, que atinge um valor estimado de 8% de pessoas adultas em todo o planeta. Tendo como um exemplo Belo Horizonte, lá é registrado um assassinato a cada cinco dias, número que representa um em cada 10 homicídios na capital, (segundo levantamento do Centro de Pesquisas em Segurança Pública da PUC Minas) tudo por causa de um ciúme doentio. Vale ressaltar que antes do assassinato, costuma ocorrer ainda, agressões e ameaças, que como já falado no texto, não devem ser ignoradas. Portanto: “O uxoricida passional, que pratica o crime em exaltação emocional, pode apenas invocar a causa de redução de pena prevista no §1º do artigo 121 do Código Penal, não, porém a legítima defesa da honra”.

Anônimo disse...

O ciúme é um sentimento de posse, lógico que praticamente todo ser humano sente um pouco de tal sentimento porém é perigoso quando de forma exagerada.
A mente humana é um grande mistério,pois nunca sabemos o que um ser humano pode fazer,por isso em um relacionameto devemos conhecer bem o(a) parceiro(a)para que tais surpresas como o crime não ocorram.
A justificativa que o autor de um crime passional utiliza é o amor,mas quem ama mata?Um ato cruel,esse de tirar a vida de uma pessoal por amor?Cada pessoa analisa de seu modo,mas é inacreditável esse modo de provar que ama.
O crime de uma forma geral é um ato que não se justifica,pois não é direito de ninguém tirar a vida de uma pessoa.

Hulleblaynne 3°B

Anônimo disse...

Em entrevistas executadas pela Angop (Agência AngolaPress) na terça-feira, 21 de setembro, os estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN), em Luanda, discutem sobre a principal causa de crimes passionais que são popularmente conhecidos como crimes cometidos por paixão. Esse assunto retrata a necessidade que a sociedade apresenta por entender o real motivo de crimes com este perfil que assolam a integridade social.

Tendo em vista o alto contingente de casos, os alunos da universidade expressaram sua opinião ressaltando a necessidade de levar a sério ameaças feitas por parceiros. Na maioria dos casos, a mola propulsora é o ciúme propriamente dito. Apesar de ter um fator prevalecente, existem outros fatores externos que carecem ser analisados como o comportamento quando juntos, o estado mental e psicológico do agressor, o meio em que vive e as dificuldades pelas quais já passou ou passa.

O réu, em julgamento, normalmente recorre ao argumento de que estava sobre completa perturbação dos sentidos e da inteligência ao cometer determinado ato. O Código Penal legitimava tal fator e isentava o acusado de pena, o que foi durante algum tempo uma “válvula de impunidade” dos homicidas passionais.

Atualmente, o crime passional é previsto em lei como hediondo não possuindo qualquer atenuante, ou seja , não diminui a gravidade em nenhuma circunstância.
Beatriz Fonseca 3ºE

Anônimo disse...

Victor Vieira nº 42 – 3º F
O ciúme pode ser um dos fatores que levam a crimes passionais. É o que afirmam estudantes da Universidade Agostino Neto (UAN), em Luanda.
Um amor não correspondido ou até mesmo o fim de um relacionamento pode tornar-se algo perigoso para ambas as partes envolvidas. O ciúme, definido como um sentimento amoroso que indica manifestação de desagrado ou protesto contra um comportamento do parceiro, é a causa de 80% dos crimes passionais cometidos, segundos estudos científicos.
Os homens, principais praticantes dos delitos passionais, utilizam-se de velhos argumentos, como a defesa da sua honra perante a sociedade, para “justificar” tais acontecimentos, segundo a estudante de psicologia, Nelma Armada de Sousa.
Outros até acreditam terem agido de maneira correta, uma vez que, para eles, estão apenas exercendo seus direitos de homem e cidadão, mostrando também sua superioridade em relação ao parceiro.
As ameaças feitas pelos parceiros não podem ser ignoradas; pode ser um dos sinais que desencadearão atitudes agressivas e conseqüentemente crimes passionais.
O ciúme é um fator preponderante num crime passional, mas não o único. Outros fatores, como o estado psíquico, também devem ser levados em conta.

Anônimo disse...

O crime passional causado por ciúme, pode acontecer devido a vários fatores, não só vindos da relação, como também de acontecimentos externos, psicológico, paranóia, entre outras. Muitas vezes um dos parceiros não quer uma relação séria, e isso pode abrir espaço para a outra pessoa sentir ciúmes, e assim a relação vai enfraquecendo aos poucos, até que chega ao fim, e nisso, uma das duas pessoas da relação será mais afetada que a outra, e é geralmente nessa hora que ocorrem os crimes. O que acaba acontecendo em muitos dos casos, é que a vítima não tem coragem de denunciar o parceiro, tornando-se bem comum o fato de que em sua grande maioria, esse tipo de crime é denunciado por pessoas que estão fora da relação, como vizinhos ou família, mas até que isso acoteça a vítima continua sofrendo com isso, pois o criminoso na maioria dos casos só para quando é preso, e ao contrário do que pode se pensar, esse tipo de crime é devidamente julgado, sendo considerado como um crime hediondo. Em nenhuma circunstância esse e um tipo de crime em que se justifica, pois ninguém tem o direito de tirar a liberdade ou até mesmo a vida de outra pessoa assim, ainda mais quando se trata de uma pessoa que você 'amou' no passado.

Gabriel Henrique Romero Amaral
3ºA
nº11

Unknown disse...

oportuno fazer algumas considerações sobre esse tipo de delito. Entende-se por passional o homicídio praticado por ciúme, por possessividade, pela incapacidade de aceitação do fim de um relacionamento amoroso. Em geral, é uma conduta própria do homem, que se sente possuidor da mulher e com direito de vida e morte sobre ela. É natural que tenha sido assim, como regra geral, pois o patriarcalismo criou uma situação desigual entre os gêneros masculino e feminino, pondo a mulher em posição de subalternidade em relação ao seu companheiro. Porém, toda regra tem exceções. Por vezes, acontece de a mulher matar o companheiro ou ex-companheiro também movida pelo inconformismo com o final da relação. O modo de agir da mulher, contudo, difere bastante da conduta masculina. Os casos que chegam aos tribunais mostram peculiaridades de gênero na ocorrência desse tipo de homicídio. No caso do homicídio passional, que é praticado por ciúme, egocentrismo, possessividade, prepotência e até vaidade, não é apropriado considerar que o motivo é fútil. O sentimento que mortifica o passional é de perda, de desonra, de indignidade, de repúdio, de inconformismo, o que leva a um irresistível desejo de vingança. Consequentemente, não se pode entender que não havia motivo considerável para o crime, mas, isto sim, que o motivo foi torpe. O passional mata para impedir que o companheiro se liberte e siga sua vida de forma independente.

Unknown disse...

Ana Flávia Borges de Oliveira nº 02 – 3º F
Estudantes da Universidade Agostino Neto(UAN), localizada em Luanda,apontam que o ciúme é uma das maiores causas dos crimes passionais.
Estes estudantes aconselham as pessoas a não ignorar as ameaças cometidas pelo parceiro, caso tenha decidido terminar a relação.
Para um estudante de Sociologia, é perigoso ignorar os sinais de alerta dos parceiros, pois com isso algumas relações acabam em morte. O estudante definiu o ciúme como sentimento que existe nas relações amorosas que indica algumas manifestações de protestos e outras de desagrado contra atitudes ou comportamentos provocados pelos parceiros.
Outro estudante considera que ficar apaixonado não significa ficar por comta de outra pessoa, e o amor é um sentimento forte que pode consolidar ou desaparecer caso seja ou não correspondido ,não tomando providências de violências caso não seja correspondido.
Para aqueles que comentem os crimes passionais ,estes utilizam o sentimento para amenizar sua culpa e sua setença; e dizem que comentem estes por sua legítima defesa e preocupados com sua reputação.
Os crimes passionais estão misturados com a motivação, egoísmo, amor-próprio. Estes crimes partêm de um criminoso impulsivo que age pela emoção com a intenção de demonstrar superioridade em relação ao parceiro. Os criminosos acham que o parceiro é sempre propriedade própria.Existem fatores prepoderantes que estão relacionados com os crimes passionais,como é o caso do ciúme patólogico e os fatores externos como o tipo de relacionamento dos casais.
Os crimes algumas das vezes são premoditados e os agressores não se arrependem, pois acham que estam defendendo sua reputação.

Anônimo disse...

Thamires oliveira da silva nº33 3º I

adorei a reportagem realmente o ciume é um dos maiores causadores de brigas entre um relacionamento principalmente mortes agressoes fisicas quanto verbais o ciume age ate no meio de amigos.O ciume vem mostrado que tem q haver um bom senso pra tudo chegar aos seus proclames e nao ouver discussao!
muitas vezes nao tem motivo para os crimes ocorridos entao não se pode entender que não havia motivo considerável para o crime, mas, isto sim, que o motivo foi torpe. O passional mata para impedir que o companheiro se liberte e siga sua vida de forma independente.

Julio Kapor disse...

Julio C. Kapor (3º I)
O ciúme é um sentimento normal, todo ser humano um dia sente isso, mas o ciúme doentio, intenso, obsessivo e descontrolado, não é algo normal, isso ja é sintoma de dificuldades emocionais. O ciúme pode ser considerado uma enfermidade psicológica, que sufoca a vítima objeto do ciúme, que se torna cada vez mais ressentida com a falta de confiança do seu par. Mas em muitos desses casos a pessoa sofre algum tipo de dificuldade e ao econtrar alguem que ama a pessoa não quer ficar sozinha e acha que o amor não correspondido nunca vai passar e ela vai sofrer pra sempre e é ai que essa pessoa começar a cometer tais atos, da mesma forma isso não é algo correto, deve ser tratado, existe um tratamento para isso, onde o pisicoterapeuta ajuda a melhorar a auto estima da pessoa, é só a pessoa querer que isso tem solução, pois quem ama quer a felicidade da pessoa

Julio Kapor disse...

Julio C. Kapor (3º I)
O ciúme é um sentimento normal, todo ser humano um dia sente isso, mas o ciúme doentio, intenso, obsessivo e descontrolado, não é algo normal, isso ja é sintoma de dificuldades emocionais. O ciúme pode ser considerado uma enfermidade psicológica, que sufoca a vítima objeto do ciúme, que se torna cada vez mais ressentida com a falta de confiança do seu par. Mas em muitos desses casos a pessoa sofre algum tipo de dificuldade e ao econtrar alguem que ama a pessoa não quer ficar sozinha e acha que o amor não correspondido nunca vai passar e ela vai sofrer pra sempre e é ai que essa pessoa começar a cometer tais atos, da mesma forma isso não é algo correto, deve ser tratado, existe um tratamento para isso, onde o pisicoterapeuta ajuda a melhorar a auto estima da pessoa, é só a pessoa querer que isso tem solução, pois quem ama quer a felicidade da pessoa

larissa rogrigues disse...

O ciúme está se tornando um dos sentimentos, ou formas de demonstração de "amor" mais perigosas no mundo hoje. O sentimento se manifesta em ambos os sexos, mas de forma violenta, é mais comum no sexo masculino, os homens normalmente tem mais força física do que as mulheres e usam essa força na agressão, na hora que o ciúme. Acabam agredindo a parceira e machucando-a, alguns tentam se justificar depois, pedindo desculpa e prometendo não repetir o ato, e algumas mulheres acabam aceitando. Mas esse tipo de "demonstração de amor" está se tornando cada vez mais perigosa entre os casais. Vejamos o caso de Eloá: Em 13 de outubro de 2008, Lindemberg Fernandes Alves, então com 22 anos, invadiu o domicílio de sua ex-namorada, Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, no bairro de Jardim Santo André, em Santo André. Após mais de 100 horas de cárcere privado, policiais do GATE e da Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo explodiram a porta e entraram em luta corporal com Lindemberg, que teve tempo de atirar em direção às reféns.Eloá, foi levada inconsciente para o hospital. O sequestrador, sem ferimentos, foi levado para a delegacia e, depois, para a cadeia pública da cidade.Eloá Pimentel, baleada na cabeça e na virilha, não resistiu e veio a falecer por morte cerebral.Um caso de ciúmes exagerado?



Larissa Rodrigues 3ºA

Jeannine Pereira Carvalho - 3°A -nro 20 disse...

A violencia passional acontece quando, principalmente mulheres, recebem ameaças de seus parceiros. Amedrontadas, e frágeis, nao sabem se defender. Levando em consideração que a mulher possui menos força física do que o homem, foi criada uma lei que visa nao só proteger a mulher, mas tambem o homem que também pode ser receptor de agressões e ameaças; a lei, na MINHA opinião nao adianta muito. As mulheres fazem o B.O., aqueixa fica registrada mas a policia nao faz nada pra defesa da vítima. Foi o que aconteceu com a garota Eloá e a Elisa Samudio que denunciaram e nao tiveram o apoio necessario.
o ciume pode ser uma meio que gera o crime passional, pois alguns homens, que nao conseguem se controlar, acabam matando pessoas, inclusive a propria mulher.
o crime passional pode vir a acontecer de varias maneiras. Cabe às mulheres e homens denunciar ameaças feitas pelos companheiros.

Jeannine Pereira Carvalho
3°A nro 20

Jéssica Saraiva Barbosa nº 14 sala - 3ºB disse...

A respeito dessa reportagem sobre crimes passionais , é interessante ressaltar que eles acontecem na maioria dos casos em relacionamentos envolvendo casais , no qual em uma das partes surge um sentimento de posse acompanhado de outros fatores como ciumes exagerado ,comportamento agressivo entre outros.
Infelizmente existem casos extremos que levam a morte devido ao descontrole desse individuo(a).
Como fala na reportagem é importante aprestar atenção nas atitudes do seu parceiro(a),pois há certas ameaças que podem vir a ter um fundamento ao termino do relacionamento. Essas pessoas com descontrole emocional , sentimento de posse , ciumes fora de controle , atitudes violentas , podem não aceitar o fato de que aquela pessoa no qual ele(a)ama tenha o direito de viver a sua vida conforme bem entenda e que pode ser feliz sem ter aquele individuo(a)presente.Isso gera um descontrole e uma pertubação,e no entanto acham que cometer esse crime seria ao mesmo tempo uma forma de amanizar ou ate mesmo suprir uma insatisfação pessoal.

Anônimo disse...

As ameaças providas de sentimentos de ciúme devem ser encaradas com muito cuidado;pois na base de qualquer palavra,insinuação ou ação;existe um pingo de verdade!.Nessa sociedade capitalista em que vivemos,a questão do sentimento não correspondido, faz com que desperte outros tipos de sensibilidade que são totalmente contrárias aos aceitáveis.Essas revoltas proporcionam ações totalmente trágicas,chegando até a práticas de atos implícitos e ilegais perante a lei(homicidios).


3ºA:Ghutyer Telles Menezes Arantes
GGS;GTMA(Killer).

Bruna Santos 3ºA disse...

O crime passional, é um grande problema que enfretamos em nossa sociedade, nós estamos sempre ouvindo casos de pessoas que acabam morrendo por consequência do ciume, pois o mesmo acaba se transformando em um sentimento frio e egoísta, a partir disso as pessoas precisam ficar atentas a qualquer sinal de agressividade e ameaças do parceiro. Principalmente as mulheres pois como aponta as pesquisas elas são as maiores vítimas "Apesar das inúmeras lacunas que os BOs apresentam, observou-se que 5 em cada 10 homicídios são cometidos pelo esposo, namorado, noivo, companheiro, amante. Se incluirmos ex-parceiros, este numero cresce: em 7 de cada 10 casos as mulheres são vitimas de homens com os quais tiveram algum tipo de relacionamento afetivo."
E o mais importante as pessoa devem prestar atenção em quem estão ao seu lado, e se vierem a ser ameaçadas devem denunciar e se proteger antes que aconteça algu pior.

Unknown disse...

Como um sentimento frio e egoísta feito o ciúme, tem o poder de desordenar o psicológico do ser humano e leva-lo à prática de um crime passional. E esse sentimento, significado como ciúme, mesmo escondido se faz presente no subconsciente do ser humano, pois ele é passível das mais diferentes reações ao se deparar com uma sequer ameaça de perda do ser amado, podendo assim perder totalmente a lucidez e vir à prática de um crime denominado pelo objetivo da execução, como passional.
Traição, ciúme doentio, possessividade e incompreensão com o fim de relações. A cada cinco dias, é registrado um assassinato em Belo Horizonte tendo como motivação a paixão obsessiva de namorados, maridos e amantes – número que representa um em cada 10 homicídios na capital –, segundo levantamento do Centro de Pesquisas em Segurança Pública da PUC Minas. Mas os sinais da tragédia são graduais. Muitas vezes, eles simbolizam o ápice de problemas amorosos iniciados com agressões e ameaças. E, em diversos casos, combinadas com a passividade da mulher, que não consegue se libertar das amarras por medo de sofrer ainda mais, as falhas policiais ou os equívos da Justiça.
O machismo é o que gera o crime passional. É preciso ensinar que as mulheres têm os mesmos direitos dos homens. Se as novelas retratarem mulheres fortes, com profissão e que têm direito ao sexo, inclusive, e as escolas ensinarem a importância do respeito na relação entre homem e mulher, teríamos uma alteração social que levaria à prevenção do crime passional.
A entrada em vigor da Lei Maria da Penha, segundo a especialista, criou muitos mecanismos para defesa da mulher.Ela defende que a mudança social deve ser reflexo da tomada de atitude feminina. “Quem tem que reagir neste momento? As próprias mulheres. Elas são muito medrosas em função da criação que tiveram. Elas são muito conformadas com a repressão, com o controle, com a não emancipação”.

Renata Oliveira/ n°39/ 3°A

Gustavo Cardoso 3°F disse...

Ultimamente no mundo as pessoas são tratadas como números e objetos e isso acontece como nos crimes passionais.
Essa universidade ( UAN) faz estudos teóricos de porque que ocorrem esses crimes relacionando o ciúme como precursor do fato.
Os estudantes dizem que o ciúme seria patológico já que o parceiro é alvo de uma obsessão e não de dedicação e cuidado.
Para mim esses crimes independentes de meios culturais ou não motivador é sempre a vontade de ter controle total sobre a pessoa pois acha que têm grandes direitos, principalmente o homem.
Também os crimes passionais ocorrem por “lavar a honra” ou simplesmente porque acabou o relacionamento.Antigamente os crimes de lavagem de honra no Brasil e outras partes ocidentais eram absolvidos. Hoje com o avanço dos direitos femininos estes tipos de crime são condenados. No Brasil tem vários casos e um ocorreu em Belo Horizonte - MG: uma dona de um salão de beleza separou do namorado e ele não aceitou e depois a agrediu, porém, cientes de seus direitos o denunciou, a Justiça deu ordem de afastamento mas ele desobedeceu e a matou a tiros.
Já que muitas pessoas fazem com a convicção de: “o que não é meu, não é de ninguém”.

Anônimo disse...

Em uma entrevista feita pela Angopn os alunos apontam as causas de crimes passionais onde o mesmo esta ligado ao ciumes , e pelo fato do seu parceiro te considerar como sua posse .

Na opiniao de Helena Gomes,estudante de sociologia o ciumes como “ um sentimento existente nas relações humanas em geral e, em particular nas amorosas, que indica manifestação de desagrado, de protesto contra uma atitude ou comportamento do parceiro”.

Outros ja pensam diferentes que quando voce se apaixona esse amor pode aumentar ou diminuir , e que nao precisa recorer a violencia caso acabe .

Alguns individuos que cometem este tipo de crime alegam que fazem isso para defenderem a sua honra.

E finalizando a estudante de psicologia Sandra fala que alem do ciumes, existem outros fatores para o crime passional , como tipo de relacionamento do casal, a história do agressor, além de seu estado psíquico, motivos externos como família, sociedade, amigos e a questão financeira.


Bianca Borges Barbosa 3A

Anônimo disse...

Comentário de: Natália Ayres 3ºG

A postagem trata de conhecimentos e opiniões dos Estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN)sobre os crimes passionais. Este tipo de crime é considerado, um crime cometido por paixão.
O que leva a pessoa realizar esse delito são variados fatores, tais como como: ciúmes, falta de valorização dos companheiros, comportamentos, desagrado,rompimento de relação, etc.
Em cada fragmento o aluno destaca sua opinião,porém as mesmas são muito semelhantes. Logo é possível compreender que as pessoas que dispuseram de dar sua opinião são indivíduos conscientes de que este delito é realizado por pessoas hipócritas,arrogantes, que só pensam no seu ego,na sua honra diante a sociedade,são pessoas que perderam o controle dos seu sentimentos.
Segundo o código penal, o fato de um ente perder o controle de suas emoções e sentimentos não tira a culpa deste, de ferir ou matar o companheiro.
Portanto, um ato desse só tem como finalidade, pontos negativos. Pois, você acaba ou fere a vida de quem você ama, destruindo a sua vida também, e o tal ego que julgava ter,foi o destruído com mais força.
Cuide de seu amor, amando e respeitado e nunca maltratando, se ame em primeiro lugar!.

Lauro disse...

O crime passional, visto por algumas pessoas como algo insano e doentio, ocorre pelo fato do companheiro (ou da companheira) se sentir humilhado, rebaixado, e/ou desprezado na relação. A maioria dos casos de crimes passionais são por causa de ciúmes, podendo também acontecer casos da pessoa estar apaixonada por outra e não ser correspondida, ou até mesmo por sentimento de ódio como resultado do término de uma relação.
O criminoso muita das vezes dá sinais de descontentamento e ódio, e frequentemente faz ameaças á vítima, que geralmente ignora as mesmas. O assassino sentindo-se ignorado e subestimado, comete o crime em um ato impulsivo para se mostrar superior à vítima.
O criminoso cometendo o crime se sente de uma certa forma vingado, e crente que sua honra foi defendida perante a sociedade, sem nenhum arrependimento. Esses crimes por muitas vezes premeditados, são planejados com o intuito de serem perfeitos.
O crime passional, e a violência em geral em um relacionamento, podem ser evitados tomando sempre cuidado com seus atos e sempre atento aos atos do companheiro(a), que em um primeiro momento de raiva e impulsividade, pode ameaçar e praticar ações violentas contra o outro, que pode ser interrompidos procurando ajuda na polícia ou em alguém de confiança.