quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um fenômeno chamado Santa Cruz

Apesar da sucessão de resultados negativos, torcida mantém uma fidelidade de causar espanto. O que explica um tricolor sair de casa para apoiar um time desse?
Publicação:

29/08/2010 10:13

Atualização:

29/08/2010 17:51
Um clube de futebol é muito mais do que uma agremiação esportiva. Trata-se de uma empresa de médio ou grande porte e de uma marca a ser explorada. Pelo menos essa é a tendência mundial. O time deve ser tido como a base desse negócio altamente lucrativo. A partir das boas campanhas da equipe, os patrocínios são renovados e reajustados, jogadores renomados são contratados e a torcida aumenta de maneira imediata.

O Santa Cruz parece ser um caso à parte. Mesmo com a sucessão de resultados negativos, uma situação econômica lamentável e a carência de craques, a torcida coral continua presente em grande número em todos os jogos do clube no Arruda. O fato é encarado de várias maneiras pelos especialistas de marketing e pelos sociólogos. No entanto, todos concordam que a diretoria não sabe tirar proveito dessa fidelidade da nação tricolor.

Nesta temporada, por exemplo, o Santa Cruz atingiu a média de 23.359 torcedores por partida dentro de seus domínios, na Série D. Essa é simplesmente a terceira maior média de público de todas as divisões do Campeonato Nacional. E o que explica um tricolor sair de casa para assistir e apoiar um jogo desse time?

Para o doutor em marketing e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Salomão Farias, o Santa Cruz pode ser considerado um fenômeno. "Um clube tem a seu favor esse lado emocional, que o esporte proporciona. É o fanatismo. Para alguns, pouco importa as falhas desse 'produto', que nesse caso são as derrotas. É parecido com a religião, é tido como um consumo sagrado. Ir ao campo virou isso para o torcedor do Santa. Analisando de forma paralela, parece até irracional. De uma maneira geral, o brasileiro tem essa característica com o futebol", explicou.

Para o doutor em sociologia da UFPE, Denílson Marques, torcer para o Santa Cruz virou quase como um orgulho, mesmo com as derrotas. Trata-se de um sentimento de preenchimento. "Em Pernambuco, o Santa tem a maior torcida que vai ao campo. Pode ser por conta desse sentimento de esperança. O torcedor vai ao estádio sonhando com a vitória, mesmo sabendo que o clube vai mal ele acredita no sucesso. Se o Náutico passasse por essa situação, talvez deixasse de existir. É uma torcida mais elitizada. A torcida do Sport é mais de momento. Talvez até possa superar a do Santa em número, mas ela é de momento. É como se fosse de moda... Como foi na Libertadores, onde era chique estar na Ilha do Retiro", destacou Marques, que é membro do Núcleo de Estudos em Sociologia do Futebol.

Para todos os professores entrevistados, é necessário que o clube entenda sua torcida e, assim, possa oferecer condições para uma aproximação entre as partes. A diretoria do Santa Cruz não faz promoção para os sócios, não pensa neles como parte indispensável para o futuro da agremiação.De acordo com os doutores, o clube não pensa como uma empresa, não existe planejamento, projetos estruturais de patrimônio na sede e as campanhas de sócio são fracas, sem atrativos.

O Náutico e Sport já começaram a engatinhar neste processo de marketing, mas o Santa Cruz parece ainda não ter despertado para nada disso. Talvez seja exatamente por achar que esta torcida nunca vai deixar de prestigiar o clube. Será que a diretoria tricolor só vai aprender quando o time começar a ser abondonado? Pode ser tarde demais.

8 comentários:

Ewerton Silva disse...

Ewerton Silva 3ºH nº11

O que leva as pessoas a irem torcer por um time que muitas vezes não vai bem, é o amor e a fidelidade que eles tem com o clube, como é o caso do Santa Cruz. Mesmo com as derrotas do time e a situação econômica lamentável em que ele se encontra, o time chegou a ser a terceira maior torcida do público de todas as divisões, atingindo 23.359 torcedores por partida na série D.
Para Salomão Farias, doutor em marketing e professor, o Santa Cruz carrega consigo um lado bastante positivo que é o lado emocional, os
torcedores são extremamente fiéis ao clube mesmo ele não estando em boa situação. Porém, tal ponto positivo poderá 'acabar' se caso o Santa Cruz não investir mais no processo de marketing poderá vir a perder seus fiéis torcedores.

Anônimo disse...

Rafael Rail - 3ºG - nº: 38

Esse fenômeno que infelizmente só retrata a participação da torcida e não da equipe, não é exclusivamente do Coral, muitos times brasileiros também recebem um apoio muito maior quando não estão obtendo os melhores resultados, o que já aconteceu com clubes grandes como Grêmio, Atlético MG, Corinthians e Vasco da Gama, que quando estavam vivendo os piores anos da história receberam o apoio incontestável dos seus fiéis torcedores.
Mas o que acontece com o Santa Cruz é algo realmente inacreditável, pois o time Tricolor Nordestino sofreu quatro descensos durante quatro anos seguidos, o time saiu da Série A, a mais importante do país, e após quatro anos foi eliminado da Série D. Isto provocaria para alguns clubes a extinção, falimento, ou simplesmente abandono por parte dos torcedores, um time que nunca ganhou um título de grande importância, mais que já venceu a própria Seleção Brasileira, é realmente um clube de massa.
O que pode explicar toda essa reação da torcida? É a paixão que o brasileiro tem com o futebol? Nós brasileiros não vemos uma agremiação de futebol como uma instituição, ou empresa, e sim como algo muito maior, como se fosse uma parte da família, que quando está mal precisa daquele apoio e quando vive uma situação boa é capaz de deixar todos em êxtase, mas também esse apoio pode ser devido a origem do clube, que foi formado pela massa, por 11 garotos de origem humilde como a maioria da população nordestina ou até a esperança de que um dia o Santa Cruz volte à elite nacional.
O problema é: até quando esse apoio durará? Como conquistar novos torcedores? Como arrecadar dinheiro para que se possa investir no próprio elenco? Essas deveriam ser as perguntas dos dirigentes, mas enquanto não acharem soluções para tais perguntas, o Tricolor irá contar somente com o prestígio de um time que já encantou os torcedores de todo o Brasil e hoje é somente uma lembrança.

Marcel Santos -3°B disse...

O brasil tem disso mesmo,o fanatismo pelo futebol.O que é mais bonito de ver é isso ai,a torcida apoia o time mesmo perdendo por que é isso que é torcer ta do lado do time do coração mas alegrias e nas tristezas.Agora a diretoria não podia fazer isso ,tem que investir com esse publico na serie D dava pra subir e ganhar muito dinheiro,ainda mais em um esporte como o futebol é,principamente no brasil dava pra lucrar bastante com esse time do santa cruz.So que quem é desta forma com o time tem que refletir tambem,pois os gastos que esses "fanaticos" tem com o time custuma ser fora de logica ,assim chegano a afetar o bolso e a vida deles,mais pensado como no mundo capitalista,grandes empresarios se investissem nesse time ,teriam grandes lucros .São 2 lados distintos nessa historia onde tem lados positivos e negativos ,mais é pra se pensar.

Felipe disse...

Pois é no brasil o futebol hoje é muito envolvente entre as pessoas , chamado o fanatismo. O Santa Cruz é um desses fenômeno do futebol brasileiro com uma torcida imensa e fanática! Mesmo pensando que o time não está naquela fase boa a torcida vai acreditando sempre na vitória.. e como se dizem BRASIL O PAÍS DO FUTEBOL!! VAIII CORINTHIANS!!!

Felipe Cássio 3I Nº 12

Anônimo disse...

Danillo Carrijo 3ºI nº09

O Santa, ja teve mta historia boa até chegar esse período de rebaixamentos em 2006, ganhou varios titulos pernambucanos entre outros. Voltou a elite do futebol em 2005, e apesar de depois disso, nao parar de cair, continua contando com o imenso apoio da sua torcida, ja que possui o segundo maior estadio particular do Brasil.

Eduardo Rabelo 3º I disse...

Como o Brasil é indiscutivelmente o país do futebol, é inegável que tenha a torcida mais apaixonada, dedicada e fanática do mundo. Apesar de muitas pessoas acharem o tal fanatismo um ato irracional, grande maioria dos brasileiros amam futebol, eu sou um desses!
Na minha opinião, isso sempre estará no DNA do brasileiro, passando de geração em geração, como se fosse uma religião. E muitos torcedores colocam a dedicação ao seu time de coração em primeiro lugar, sem contar na grande rivalidade entre torcidas, acho que isso é o que torna o futebol algo fantástico, pela grande capacidade de envolver tanta gente.
Um outro grande exemplo de dedicação , além da torcida do Santa, é caso do Corinthians, onde o time caiu para segundona e mesmo assim a Fiel torcida apoiava o time de forma espetacular, adotando o lema: "O corinthians não é um time que tem uma torcida e sim uma torcida que tem um time."

''Corinthians, jogai por nós''

Eduardo de Ávila Rabelo e Silva 3º I nº 10

José Henrique - 3ºA - nº:22 disse...

O que se pode notar é que o torcedor do Santa Cruz não comparesse ao estádio simplesmente para apoiar o time para que o mesmo consiga a vitória, mas sim porque para eles o Santa Cruz não se trata de um simples time de futebol, mas de algo parecido com uma religião que eles são fieis, na vitória ou na derrota, que por sinal é o que vem acontecendo com mais frequência, tendo em vista que o Santa Cruz disputa a 4ª divisão do Campeonato Brasileiro.

Diante desse fato a diretoria do clube tem deixado a desejar no que diz respeito ao apoio à torcida, deixando de oferecer as devidas condições, como por exemplo promoções nos preços dos ingressos, o que iria ajudar bastante os torcedores , que na sua grande maioria são pessoas de baixa renda e em contra partida iria ser muito interessante também para o clube, que iria manter a grande média de torcedores nos jogos e contaria com o apoio ainda maior da torcida, o que consequentemente iria aumentar a arrecadação do clube com o dinheiro da bilheteria e da compra dos produtos que são vendidos nos estádios e aumentaria ainda mais o amor dos fieis torcedores, que multiplicam esse amor por mais gerações.

A torcida do Santa Cruz merece os parabéns e a admiração de todos clubes do Brasil e de seus torcedores, pois não é qualquer torcida que vendo o time numa situação tão disfavorável como esta não deixa jamais de apoiar e de confiar em seu time, que para esses amantes do Santa Cruz não é mais um time e sim uma religião.

Unknown disse...

Guilherme Torres Tavares 3º"A"

O futebol é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo.O Brasil é o único país que tem 5 títulos mundiais o que torna a nossa seleção a melhor do mundo.

Um fato que nos chama a atenção nos últimos anos no futebol brasileiro é a torcida do Santa Cruz FC.O time que já jogou na elite do futebol brasileiro ultimamente vem passando por uma péssima fase e este ano está disputando a série D do Brasileirão. Mas nem tudo é ruim para o Santa Cruz mesmo com a péssima fase que o time está vivendo,a sua torcida tem dado apoio para que o time saia dessa situação.Neste ano a torcida do Santa teve uma das melhores médias de publico do campeonato, superiores a times que estão disputando a série A do campeonato.
Nos jogos disputados esse ano o Santa Cruz levou em média mais de 23.000 torcedores por partida.O fenômeno que está sendo a torcida do Santa Cruz está tendo uma grande repercução que edição desse mês da revista PLACAR tem uma reportagem falando do amor da torcida pelo seu clube,no caso a torcida do Santa Cruz,e que traz um depoimento de um senhor de idade torcedor fanático do Santa que acredita que o time vai sair dessa,e sente pena por não ver o fato acontecer por causa de sua idade avançada.
Na minha opnião a torcida do Santa Cruz está fazendo o certo que é apoiar o time nos momentos tristes e também,nos momentos felizes que os dois já viveram.No ano de 2008 quando o meu time (que é o Corinthians) foi rebaixado para a série B senti na pele o que hoje a torcida do Santa Cruz está sentindo,mas nem por isso desisti de apoiar o meu time que lutou e voltou no ano seguinte para a elite,e hoje só me da alegrias.Espero que o time do Santa Cruz saia dessa situação e possa voltar a disputar o campeonato na elite nacianal, e que sua torcida continue sendo esse fenômeno que é hoje.