quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Drogas e a criminalidade violenta


Análises e discussões próprias ao pensamento sociológico devem ser desenvolvidas, visando ao melhor entendimento da sociedade brasileira. Tratar de  temas importantes e de grande interesse para o nosso país contribuirá, também, para que os estudantes percebam com clareza o contraste e as diferenças entre a abordagem sociológica das questões em foco e as visões do senso comum.
Dentre várias possibilidades, quatro temas podem ser privilegiados: raça, gênero, criminalidade e subculturas juvenis. Em relação ao primeiro tema, os estudantes podem ser expostos à discussão a respeito dos efeitos da raça sobre a estratificação social e da relação entre raça e mobilidade social. Sobre o tema gênero,  um dos aspectos relevantes diz respeito aos efeitos que a condição do gênero possui sobre o diferencial de salários no mercado de trabalho. No mundo contemporâneo, desde a emergência do movimento feminista na década de 60, do século passado, a questão da discriminação da mulher na sociedade em geral e no mercado de trabalho em particular, vem adquirindo centralidade na agenda social e política dos países modernos e  industrializados. Essa discriminação manifesta-se, no mundo do trabalho, pelo baixo acesso das mulheres aos postos de trabalho com mais alto prestígio e pelo diferencial mais baixo de salário quando ocupando os mesmos postos de trabalho que os homens. Há inúmeros estudos sobre o tema realizados por especialistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA –  e disponíveis no sítio eletrônico desta instituição (www.ipea.gov.br).
O tema da criminalidade é uma questão da segurança pública  e constitui um dos maiores problemas atuais de nossa sociedade. Encontram-se, com freqüência, opiniões exasperadas a respeito, tanto sobre suas causas, como sobre soluções imaginadas para o problema. A abordagem sociológica sobre a criminalidade tem procurado evitar duas posições extremas:
  • a reducionista atribuindo à criminalidade causas exclusivamente econômicas, relacionando-a com a pobreza e sugerindo, assim, que apenas a redução ou a extinção da pobreza eliminaria a criminalidade;
  • a moralista atribuindo à criminalidade a ausência de valores morais que refreiem as atitudes desviantes.
Finalmente, a temática da cultura juvenil constitui no mundo atual uma questão privilegiada nas agendas das agências internacionais, voltadas para a educação e o fomento cultural. De um lado, esse tema remete diretamente às novas formas de expressão e de identidade de grupos juvenis denominados de “tribos”, “galeras”, o “hip-hop”, o movimento “punk”, ou o “funk” etc. Por outro lado, este tema está relacionado à discussão da inclusão ou integração multicultural nas sociedades contemporâneas.
 Nessa perspectiva, as diferenças  de identidades e estilos de vida devem ser tomadas como objeto de exame em si mesmas e, não, como manifestações de um padrão mais abrangente de desigualdade social – o “Hip-hop”, por exemplo, não se resume a uma “manifestação cultural” de  grupos de classe baixa ou de periferias urbanas.
Tópicos
Habilidades básicas
Temas complementares
1. Raça e seus efeitos sobre desigualdade e discriminação racial no Brasil; Raça e mobilidade social.
1.1. Identificar os processos de preconceito e discriminação racial no Brasil.
2.1. Ler e analisar tabelas simples sobre dados de mobilidade e estratificação social no Brasil.
- A constituição multirracial da sociedade brasileira. (A concepção de Gilberto Freyre)
- A questão da discriminação de minorias na sociedade brasileira: índios, “gays”, idosos
2. Gênero como fator de desigualdade de oportunidades
2.2. Distinguir entre os efeitos de gênero de outros fatores que afetam diferenças ocupacionais e salariais no Brasil.
- Desigualdade e discriminação da mulher na cultura brasileira
- Os movimentos feministas
- Homossexualidade masculina e feminina
- O jovem, a jovem e a gravidez na adolescência
3. Delinqüência e criminalidade
3. Diferenciar entre explicações sociológicas e as de senso comum sobre as taxas de criminalidade
- As gangues, o tráfico e a criminalidade violenta
- O crime organizado
- Drogas: o mercado das drogas e sua relação com a violência; as conseqüências sociais do uso de drogas lícitas e ilícitas; a política de redução de danos
4. As manifestações culturais e políticas dos jovens nas assimetrias do espaço urbano brasileiro
4.1 Identificar as novas formas de identidade e expressão dos jovens nas tribos, galeras, etc. - através da música, estética e estilos de vida.
- Sociabilidade no ciberespaço
- A mídia e as comunicações de massa

Nenhum comentário: